As douradas dunas do Jalapão
– As dunas do Jalapão –
As dunas do Jalapão são um dos principais atrativos turísticos do parque estadual de Tocantins. É um daqueles lugares onde o cartão postal está na categoria dos mais belos e únicos. As areias de tom laranja contrastam em meio a vegetação verde e seca do cerrado, criando um cenário muito bonito e único. Quem visita o local não tem como achar as dunas menos do que incríveis.
Ao longo dos anos a ação dos ventos que batem na Serra do Espírito Santo provocam um tipo de erosão, desgastando suas paredes arenosas e originando as dunas do Jalapão. Por este motivo que as dunas estão sempre em movimento. Veja abaixo mais detalhes desta belezinha de areia.
Chegando as dunas do Jalapão
O acesso as dunas segue a máxima que venho falando aqui nos posts da Série Jalapão Aventura, apenas carros 4×4 chegam ao local. Eu fui com o caminhão da agencia Korubo e com o pessoal do Adventure bloggers.
No caminho paramos para conhecer um oásis no meio do cerrado e fazer aquela foto especial. Neste caso, tinha que ser em cima do cupinzeiro. Foi lá todo mundo trepar em cima da casinha dos cupins pra sair bem na foto.
Depois seguimos para uma pequena trilha até chegar ao pé das douradas dunas do Jalapão.
Nesta altura do passeio, cheguei às dunas no final da tarde. Ainda tinha tempo suficiente pra curtir o visual e esperar o pôr do sol chegar e promover uma das imagens mais belas do Jalapão.
Brincando nas dunas do Jalapão
Antes disso, eu e toda a galera do Adventure Bloggers tivemos tempo para fazer um pulão na areia fofa das dunas. A impressão era de que iríamos todos rolar abaixo, mas não, era pular, cair e pronto. Brincadeira de criança, mas em um lugar assim parece que te desperta aquele espírito infantil e você fica maravilhado com tudo. Chamo isso de felicidade também.
E falando em felicidade, dava pra ver no rostinho de todo mundo como todos estavam encantados com as dunas. Dava pra sentir também a empolgação da “criançada” esperando pelo pôr do sol. Todo mundo escolheu um cantinho pra admirar mais um show da natureza e fazer aquela foto inesquecível. Eu me afastei um pouco da galera, me encostei num morro e fiquei ali, contemplando a paisagem, pensando na vida e aproveitando o momento. Nesta hora que você percebe que não precisa muito pra ser feliz. Basta olhar ao redor e ver que a felicidade está ao alcance dos nossos olhos.
Achou que tinha acabado? Que nada, o sol foi embora, mas a empolgação não. Segui caminhado pelas dunas com alguns blogueiros até que paramos em uma delas pra fazer umas fotos. Depois alguém teve a ideia de descer a duna rolando, tipo latinha de refrigerante na ladeira. Bom, se é pra rolar, rolamos e filmamos também. Vejam eu e o pessoal rolando na areia no finalzinho deste vídeo que o Fabio Pastorello no blog Viagens Cinematográficas fez. Foi engraçado e divertido, mas depois levou uma semana pra tirar todas a areia do corpo. Rs.
Fotos do Jalapão
– Clique aqui e veja o álbum com fotos do Jalapão em nossa fanpage do Facebook.
Este post faz parte da série Jalapão Aventura. Nos próximos post vou falar sobre canoagem no Rio Novo, o acampamento, trilhas, cachoeiras e muito mais! Continue acompanhado a série aqui no blog.
Gostou de conhecer az Dunas do Jalapão? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
A viagem ao Jalapão foi convite dos organizadores do Adventure Bloggers e agência Korubo. No entanto, como sempre, a opinião e relatos são todos pessoais e imparciais.
Show né… Eu sempre fico meio criança diante de um pôr do sol. Mas acho que rola mesmo esse momento contemplação com o sol, cada um na sua. E depois a festa e o rolar nas dunas foi muito engraçado. Ainda bem que o Guilherme registrou, assim pudemos guardar e rir bastante com as cenas. Abraços.