Atins, um paraíso dos Lençóis Maranhense
Amigões! Demorei pra escrever este post, mas não podia deixar o ano terminar sem falar de Atins, um paraíso dos Lençóis Maranhenses. Atins é um povoado que fica dentro do parque dos lençóis, sem ruas de asfalto, comércio, internet ou qualquer outra coisa que te faça lembrar o dia a dia de uma cidade grande. Ali é o o lugar pra você curtir a tranquilidade, respirar fundo, não ter pressa e ficar de boa deixando o tempo transcorrer no seu ritmo.
Atins, um paraíso dos Lençóis Maranhense
Chegando
Quando sai de Barreirinhas pela manhã eu já sabia que a última parada seria Atins. Já levei minha maleta junto e após fazer o passeio durante o dia todo pelas águas e pelos Lençóis Maranhenses e seus povoados, o barco me levou direto para Atins. É possível ir de carro também saindo de Barreirinhas, mas de barco é mais divertido eu acho.
Hospedagem
Fiquei hospedado na aconchegante Pousada Jurará, simples, mas eficiente e com ótimo atendimento. Sem contar que o dono da pousada (esqueci o nome dele) foi super gentil, contou várias histórias da região e ainda levou eu e a Anna (blogueira do Finestrino) para um passeio de quadriciclo pela praia e pela região, mostrando toda Atins pra gente.
A melhor parte de Atins
Após fazer check in na pousada já partimos para um passeio. O destino era visitar mais dunas e mais lagoas dos Lençóis Maranhenses. Após um tempinho naquelas caminhonetes 4×4 adaptadas e muito sacolejo chegamos a um ponto do parque e dali pra frente era explorar o local caminhando. Foi o passeio nos lençóis que eu mais gostei. Estávamos em grupo bem pequeno e não tinha mais ninguém visitando aquela parte do parque. Deu pra aproveitar mais as lagoas e admirar todo a beleza natural do local mais profundamente.
Pôr do sol nos Lençóis Maranhenses
Pra fechar o passeio deste dia fomos para um outro lado do parque pra pegar o pôr do sol nos Lençóis Maranhenses. Simplesmente incrível! Uma dos cenários mais lindos que já vi, sem dúvidas. Quisera eu ser um bom fotógrafo pra capturar a emoção do momento. Eu tentei e vocês conferem aí embaixo o que acham.
Passeios
Fizemos um passeio de quadriciclo com o dono da pousada. Ele levou a gente pelas ruas do vilarejo, mostrando outras pousadas e as casas dos estrangeiros. O local de cheio de gringo que compraram terrenos e passam férias em Atins. Boatos de que se tornará a nova Jericoacora (eu prefiro que continue assim). Levou também a gente pela praia, a galera ali curte um surf e a prática de windsurf. Fiquei com vontade de fazer, mas não foi dessa vez.
Quero morar em Atins
Gostei tanto de Atins que fiquei com vontade até de morar lá. Largar a vida em Curitiba, essa correria toda do dia a dia e me jogar nesse vilarejo. Tenho buscado um tipo de vida mais simples e desapegada e Atins seria um lugar perfeito pra essa mudança de estilo de vida. A tranquilidade e simplicidade local é o que todo mundo deveria praticar. Enquanto este dia não chega (porque eu não decidi ainda) vou apenas sonhado em voltar a Atins, um paraíso dos Lençóis Maranhense.
E esta é Atins, um paraíso dos Lençóis Maranhense. Com este post eu fechei a micro-série sobre os Lençóis. Gostaram? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Recadinho!!
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. São mais de 30 opções de hospedagem em Atins, Barreirinhas e região. Confira! Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog.
.
Show, também adorei Atins, passear pelas dunas de lá, na maior tranquilidade, foi uma das melhores coisas que eu já fiz. Mas esse passeio de quadriciclo deve ter sido show, hein? E deixe de modéstia, as fotos estão ótimas. Abraços.
Nossa muita saudade de Atins! Você conseguiu transmitir o que sentimos ao conhecer esse paraíso. Li esse post antes de ir em 2016 e olha tudo que escreveu aqui é verdade, que lugar perfeito para esquecer a rotina diária. Também fiquei com vontade de morar lá! Parabéns e obrigada por compartilhar.
Oi Fabiana, que bom saber que o post te ajudou e que você comprovou que era verdadeiro. Só quem vai visitar
Atins saberá do que estamos falando 😉 Abraço