Pedal noturno Curitiba
Projeto Bike-Trip – Roteiro de Bike 5
Pedal Noturno Curitiba
Após a viagem para a Europa, retornamos com muita vontade de pedalar e dar sequência ao Projeto Bike-Trip, em 2013 tenho certeza que o projeto vai crescer e vamos elaborar vários roteiros e realizar vários passeios por Curitiba e também por outras cidades do Brasil e do mundo. Estávamos com tanta vontade de pedalar e sentir aquele ventinho batendo no rosto que iniciamos o primeiro Bike-Trip do ano a todo vapor, confira!!
Roteiro
Dessa vez fomos participar da pedalada em grupo que acontece todas as terças-feiras em Curitiba, conhecida como Pedala Curitiba ou Bike Night, com apoio da prefeitura e da secretaria de transito. Chegamos na Praça Garibaldi, ponto de encontro do passeio, por volta da 20h e descobrimos que neste dia não teria o Pedala Curitiba, mas para nossa sorte o pessoal do Pedal Noturno Curitiba, um outro grupo da cidade que também promove passeios de bicicleta, faria esse passeios neste dia. Geralmente o Pedal Noturno realiza os passeios as quartas-feiras saindo da prefeitura e quintas-feiras saindo da Praça Garibaldi também.
Ponto de partida: Praça Garibaldi – Largo da Ordem por volta das 20:30h.
Percurso: Saímos do centro pelo André de Barros até o Cristo Rei, passamos pelo Jardim Botânico e vomos em direção ao Capão da Imbuia. Depois passamos pelo Bairro Jardim das Américas e Guabirutuba até cruzar a Rodovia Regis Bittencurt sair no Prado Velho e chegar ao Parolin. Passamos pelo lindo Teatro Paiol e fomos em direção ao Bairro Água Verde. Então seguimos pela Brigadeiro Franco até chegar a Mercês e em seguida retornar ao Largo da Ordem pela Av. Martim Afonso.
Ponto de chegada: Praça Garibaldi – Largo da Ordem
Duração e distância: A ida e a volta levou aproximadamente 1:30h pra ser realizada e foram pedalados em torno de 25km.
Dificuldade: Achei o percurso tranquilo, mas no geral considero de dificuldade média pra iniciantes, já que teve duas subidas razoáveis, sendo que uma delas pouco antes do final e que fez muitos participantes saírem da bike e ir empurrando. Também porque 25km pra quem está começando é uma marca considerável.
Como foi o pedal noturno
Durante todo o trajeto fomos acompanhados pelos organizadores que vão orientando os participantes e cuidando da segurança do passeio. Sempre que necessário e possível eles param o carros nos cruzamentos para que possamos passar, vão trocando informações por rádio e cuidando pra que ninguém fique pra trás. Também ajudam quando alguém não se sente bem ou quem precise de um empurrãozinho extra. Uma coisa muito legal que acontece é que em alguns momentos as pessoas nas ruas vão interagindo com a gente, gritando, batendo palmas e incentivado a pedalar.
Também é bacana de ver no final do passeio as pessoas satisfeitas e felizes por terem conseguido completar o trajeto, muitas delas participando pela primeira vez. Como nem tudo são flores, infelizmente, a cidade ainda precisa de muita infra-estrutura pra atender a demanda de ciclistas e alguns motoristas não tem paciência para esperar um ou dois minutos no carro e deixam claro a irritação, são por estes motivos que campanhas educativas são tão importantes. No geral considero o passeio muito válido e recomendo. Vamos marcar o próximo e ir juntos?
Pessoal, esse foi nosso quinto Roteiro do Projeto Bike-Trip e pela primeira vez fizemos ele a noite. Apesar de termos dito que em janeiro não íamos postar nenhum roteiro por causa da viagem, conseguimos fazer esse passeio, então não tinha motivos pra esperar até fevereiro pra postar. Espero que tenham gostado desse roteiro e que também tenhamos inspirado a participar de um passeio assim. Na metade de fevereiro retornamos com mais um passeio Bike-Trip. Até lá!
Álbum Bike-Trip
Outros roteiros Bike-Trip
Bike-Trip Roteiro 3 – Coffee Bike Tour com a Kuritibike
Bike -Trip Roteiro 2 – Ópera de Arame, Parque Tanguá e Parque Tingui
Bike-Trip Roteiro 1 – Do Parque São Lourenço ao Parque Barigui