Caminho de Santiago é um lugar para fazer amigos
Quando planejei minha viagem para fazer o Caminho de Santiago minha ideia inicial era ir sozinho. Achei que assim seria melhor fazer a caminhada, ser ter aquela segurança e apoio de alguém conhecido e desta forma mergulhar de cabeça na viagem. Pensava que o caminho era uma peregrinação um pouco mais solitária, mas não demorou muito para eu entender que o Caminho de Santiago é um lugar para fazer amigos. Com gente do mundo todo, com o mesmo objetivo de chegar a Santiago, passando pelas mesmas situações, dificuldades e surpresas é impossível você não conhecer outros peregrinos e ficar amigo deles. Na verdade o caminho fica muito mais legal e interessante justamente por causa deles. Ainda bem que não demorei para perceber que essas pessoas eram parte do meu caminho e que fariam a diferença durante minha caminhada.
Caminho de Santiago é um lugar para fazer amigos
Peregrinos vem e vão
Em todos os meus dias de caminhada eu conheci alguém diferente. Gente dos quatro cantos do mundo, de todas as idades e diferenças culturais, mas com todas elas rolava alguma afinidade, algo em comum. Não era apenas o fato de todos estarem indo para o mesmo lugar, era algo além disso, uma conexão transcendental. Deve ser um pouco do mistério que envolve o Caminho de Santiago, ou talvez seja apenas pessoas abertas para uma experiência social livre de quaisquer amarras. Não sei explicar, só sei que é algo diferente e é muito bacana.
Durante a viagem conheci pessoas caminhando, nos albergues, nos bares e restaurantes, nos vilarejos, até na igreja… Algumas destas pessoas que conheci eu não encontrei mais durante a caminhada, foi uma conversa única, mas não menos interessante. Já com outras eu fiz grande parte do meu caminho junto com elas. Não necessariamente caminhávamos juntos, afinal cada um vai no seu ritmo, mas sempre nos encontrávamos nos pontos de parada para descansar ou na cidade que passaríamos a noite. Pessoas incríveis e especiais que nunca mais vou esquecer.
No segundo dia de caminhada conheci dois Curitibanos, o Silvio e o Tiago. Ainda no começo da caminhada pegamos um caminho errado, fomos pela estrada em vez do caminho pelos campos. Eu estava indo pela rua e eles estavam voltando. Concluímos que estávamos errados e voltamos para a trilha correta. Depois que chegamos na cidade que passaríamos a noite fomos a um bar comer, tomar um vinho e ver um jogo de futebol espanhol. Nesse mesmo dia conheci também a Liv e a Julia, mãe e filha da Austrália. Depois desse dia seguimos juntos até a cidade de Burgos quando me separei deles para pegar um trem e adiantar um pouco meu caminho.
Os dias foram passando, fui seguindo meu caminho e continuei conhecendo gente. Até chegar à cidade de Burgos, lá pelo décimo terceiro dia de viagem já éramos um grupo de umas dez pessoas. Tinha americano, canadense, inglês, brasileiro, espanhol e por aí vai. Todos os dias caminhávamos, íamos pro albergue, saíamos comer, beber, as vezes íamos ao mercado e comprava comida pra cozinhar pra todo mundo. Trocávamos uns remédios quando necessário, ganhei muito anti-inflamatório e outras coisas pra tratar da minha canelite. Passeávamos pelas cidades, dividíamos a maquina de lavar e secar e por aí vai. Compartilhávamos juntos nossa aventura pelo caminho de Santiago
Quando eu tive que me despedir deles para pegar o trem e saltar algumas etapas do caminho foi meio triste porque eu queria continuar junto com eles. Seguir junto na caminhada e chegar junto com todo mundo a Santiago, mas infelizmente foi assim que aconteceu. Neste dia a Julia e a Vanessa também pegaram o trem. Julia foi direto a Santiago e Vanessa foi comigo pra cidade de León.

Aqui indo embora o Silvio o Tiago e o Zico do Brasil,. Na frente uma galera de Espanha que conhecemos
Se por um lado foi triste ter que me separar dessa galera gente boa, por outro lado conheci outras pessoas também muito legais. Minha segunda parte do caminho foi tão boa quanto a primeira justamente por causa disso. Por alguns dias caminhei com peregrinos da Korea, Dinamarca, Alemanha, Suíça, Canadá e Itália. As vezes ficava com um pessoal, outras vezes com outro até que conheci o Jordi e a Lara, ambos espanhóis. Depois conhecemos o Vicente e o filho dele, o Miguel, as primas que esqueci o nome agora, todos eles espanhóis. Fomos todos juntos até Santiago de Compostela.

Galerinha em um pulperia (casa de polvos) – Miguel, Eu, Lara, Jordi, casal italiano de Veneza, Vicente e o filho.
Curtiu o post Caminho de Santiago é um lugar para fazer amigos? Conta o que você achou, comente aqui no post, curta e compartilha com os amigos. Ainda vou contar muitos causos dessa viagem e deixar algumas dicas para você também se aventurar nessa caminhada. Acompanhem nossas redes sociais, para saber das novidades visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram. Estamos também no Snapchat, procure por Tip Trip Blog.
Recadinho – Reserve sua hospedagem!
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog. São mais de 5000 opções de hospedagem na Espanha
Planeje sua viagem
Muito legal Jr! Acompanhei alguns snaps que vc fez e fiquei morrendo de vontade de fazer tb! Parabéns pela coragem e determinação! 😉 bjs
Oi Pati! Que bom que gostou, foi uma viagem muito show. Recomendo hein, coloca na sua lista e programa seu caminho 😉
Seu post me deixou ainda mais certa de que vou fazer o Caminho de Santiago.
Sou tia/madrinha da Carla Boechat e que lindo presente ela recebeu hj. Temos pensado, falado e imaginado fazermos juntas a peregrinação, acredito que seja apenas uma questão de tempo e vamos… Gratidão pelo incentivo. E
olá Alda! Que bom que gostou e melhor ainda saber que serviu de inspiração para você tomar a decisão de fazer a caminhada. Não tenho dúvidas que será um viagem incrível para vocês. Obrigado pelo comentário. 🙂
Pingback: Tip Trip Viagens Planejamento para fazer o caminho de Santiago - Tip Trip Viagens
Pingback: Tip Trip Viagens O que levei na mochila para fazer o caminho de Santiago - Tip Trip Viagens
Cai de paraquedas aqui no seu site procurando coisas sobre Curitiba, mas o que mais e fascinou foram seus relatos sobre o Caminho.
Já defini que irei fazer o Caminho algum dia e assim como você, defini que 35 anos seria meu prazo máximo.
Estou juntando minhas finanças e me preparando desde o ano passado e creio que daqui exatamente 1 ano, estarei realizando esse sonho antes do prazo estimado.
Tenho vários sonhos de viagem, mas fazer o Caminho de Santiago é uma das minhas prioridades.
Parabéns pelo site.
Olá Igor. Que bom que gostou dos relatos, o Caminho de Santiago é incrível e tenho certeza que todo seu esforço para realizar esta viagem será recompensado. Obrigado pela visita e buon camino
Pingback: Tip Trip Viagens Roteiro do Caminho de Santiago - Tip Trip Viagens