Como viajar gastando pouco? Veja aqui
Como não somos o Silvio Santos, fazer aviãozinho de dinheiro e distribuir por aí não é pra gente. Dinheiro na mão voa mesmo, então precisamos ser conscientes na hora de gastar, inclusive quando planejamos uma viagem. Agora me conta, você pensa em como viajar gastando pouco? Eu sempre penso, mas ultimamente tá bem difícil já que estamos vivendo em tempos de crise econômica. Em 2014 o país cresceu 0,1%, ou seja, quase tivemos recessão. O dólar com cotação nas alturas (euro nem tanto), batendo recorde de valorização. Inflação saindo do controle, nosso pobre Real ainda mais pobre e as perspectivas futuras de crescimento não são favoráveis. Todas estas questões afetam o cidadão comum e geram insegurança. O reflexo disso aparece no dia a dia de cada um de nós brasileiros que precisamos fazer malabarismos para conseguir viver. Quem dirá guardar uma grana pra poder viajar. Certo?
Em tempos negros assim eu pergunto aos deuses viajantes: como viajar gastando pouco? A tarefa não é fácil e nem os deuses sabem a resposta. Minha alternativa é se virar por conta própria mesmo, pesquisando bem e planejamento muito. Hoje em dia minha maior dificuldade é enxugar as despesas. Meu estilo de viagem sempre foi econômico e mochileiro, mas nos dias de hoje tá difícil não gastar muito com uma viagem. O que fazer pra não estourar o orçamento da viagem?
Refletindo sobre tudo isso selecionei algumas dicas gerais que podem ajudar a qualquer tipo de viajante e planejar sua viagem com economia, sem gastar os tubos ou pelo menos não precisar vender o corpitcho pra pagar as dívidas da viagem.
Como viajar gastando pouco
#1 Planejamento e pesquisa
Planejar e pesquisar ainda é a melhor forma de evitar gastos a mais. Eu não sou do tipo que deixa o roteiro com todos os passos da viagem prontos, mas sempre pesquiso antecipadamente alguns pontos importantes, como os preços das coisas pra ter uma ideia de gastos. Sempre visito sites e blogs pra ter uma ideia do destino. Fazer anotações são importantes pra depois você lembrar e se precisar consultar estas informações.
#2 Comprar passagem com antecedência
Seja para uma viagem nacional ou internacional, comprar a passagem com antecedência ainda é uma boa. Deixa pra última hora é garantia de encontrar preços mais salgados.
#3 Aproveitar as promoções
Você pode aproveitar as promoções de passagens. Sempre acontecem e as vezes podem gerar uma ótima economia. O importante aqui é ler as regras da passagem, pois quando são promocional geralmente possuem algumas restrições.
#4 Viajar com milhas
Acumular milhas é uma ótima forma de trocar por uma passagem. Eu sou meio louco por milhas. Procuro pagar tudo no cartão pra acumular mais pontos, além de utilizar outros programas de vantagens que gerem milhas, como os de combustível. Volte e meia tem promoções de passagens com milhas aéreas também.
#5 Viajar pelo Brasil ou procurar destinos com boa cotação do câmbio
Uma dica útil nos dias atuais é viajar à destinos do qual nossa moeda não tenha sofrido tanta perda de valor. Sim, isso é possível. No Caso do exterior por exemplo, países como Colômbia e Rússia também estão com suas economias cambaleando, tendo uma cotação de moeda que ainda não causa muitos danos ao nosso real. Já nas viagens pelo Brasil a dica é procurar destinos menos visados e evitar as altas temporadas.
#6 Procurar hospedagem barata
Quem sempre fica hospedado em hotel acaba gastando um valor considerável com hospedagem. A boa notícia é que existem outras opções mais em conta. Os hostels estão aí pra comprovar isso e além deles há opções como couchsurfing em que você se hospeda no “sofá” de alguem. Eu geralmente fico em hostel quando viajo e gosto principalmente pela interação com o pessoal já que frequentemente viajo sozinho.
#7 Transporte alternativo
Que tal pegar uma carona pra ir de um lugar a outro? Hoje em dia as pessoas estão mais abertas a usar este meio de transporte e a coisa está tão fácil que tem vários sites e aplicativos fazendo o meio de campo entre o carona e o caroneiro. Outra forma é utilizar a bicicleta. Não digo que você vai viajar de bike (até poderia), mas passear pela cidade de bicicleta em vez de metrô. Várias cidades, inclusive brasileiras, já possuem aquele sistema público de aluguel de bike. Eu super recomendo! Caminhar também é excelente. Pode ser pela cidade mesmo ou fazer um super caminho, cruzando até cidade. Já pensou? Seu gasto será apenas a sola da botina. 😉
#8 Trocar os restaurantes pelo supermercado
Essa é uma dica pra você fazer mesmo se não dispensar os restaurantes. Ir ao supermercado é uma ótima forma de conhecer produtos locais e provar novos sabores. Em uma visita ao mercado você aproveita pra comprar algumas coisas pra preparar um lanche no hostel ou no hotel mesmo. Depois leva o lanche pra comer durante os passeios. Eu que tenho fome o tempo inteiro sempre levo um lanche comigo. Um sanduíche ou algumas bananas sempre estão na mochila. Outra dica pra um lanche geralmente mais barato são os mercadões municipais e as comidas de rua mesmo, tipo as barraquinhas, quiosques e tal. Nesse caso eu recomendo não só pelo preço que geralmente é mais em conta mesmo, mas também pela experiência. Não dispenso!
#9 Comprar pra que?
Responda rápido: você realmente precisa de tudo que você compra? Você pode até responder que sim, mas eu perguntei se você precisa, não se você quer tudo que compra. Muitas vezes gastamos muito durante as viagens por causa das compras. Ficamos meio alucinado porque os preços são melhores que no Brasil e saímos passando o cartão a rodo, mesmo sem precisar. A fatura do cartão depois é de chorar. Eu confesso que já fui mais consumista durante minhas viagens, mas aprendi que isso só me fazia gastar mais e comprar coisas que nem precisava. Hoje em dia procuro levar o mínimo possível e comprar o mínimo também. Isso quando compro ainda. A mochila fica leve pra carregar e isso sim não tem preço.
#10 Evitar deslocamentos
Ficar pulando de uma cidade pra outra pode custar caro. Cada troca de destino você precisa considerar a passagem de trem ou de avião, mais o taxi, ônibus, metro e por aí vai. As vezes não compensa querer fazer muitos destinos de uma vez só. Sem falar na pior das perdas, a perda de tempo. Esses deslocamento fazem você perder muito tempo e isso sim custa caro
#11 Atrações gratuitas
Procure pelas atrações gratuitas. Todas as cidades possuem atrativos que você não precisa pagar nada pra ver ou participar. Alem de visitar pontos turísticos você pode ir a um show, uma peça de teatro, museus, exposições, sem precisar pagar nada por isso. Informe-se onde tiver hospedado ou com as pessoas locais que encontrar pelo caminho. Alguém vai te dar uma dica boa de alguma atividade free.
É galera! Essas são algumas formas pra tentar economizar durante um viagem. Lógico que existem outras e cada um acaba fazendo seus truques de como viajar gastando pouco. O mais importante é ter a consciência de que é possível e principalmete consciência do que vocês está gastando. Educação financeira serve pra tudo, não é mesmo?

Recadinho
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. Confira! Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog.
Muito bom o artigo!
Viajar barato é comigo mesmo!rs
Já pratico todas as dicas que você deu, exceto a última de atrações gratuitas, é uma ótima ideia! =)
Abraço.
Olá Shirley! Obrigado pelo comentário, viajar gastando pouco é sim possível, não é mesmo? Boas viagens pra ti. Abraço!