Roteiro Curitiba Centro Histórico
– Roteiro Curitiba Centro Histórico –
Uma das atividades da agenda do 2° Curitiblogando foi uma caminhada pelo centro histórico de Curitiba. Não foi exatamente um roteiro pré-estabelecido, a ideia aqui era apresentar a região para os blogueiros convidados através de um passeio despretensioso pela região. Alem do atrações turísticas do lugar o ponto alto foi um novo tipo de arte que vem se destacando na cidade: os grafites. Veja abaixo como foi o roteiro Curitiba Centro Histórico.
Curitiba Centro Histórico
O centro histórico de Curitiba fica no bairro São Francisco e também é conhecido como Largo da Ordem. Percorremos toda sua extensão, saindo da rua Dr. Claudino dos Santos até a Rua São Francisco e depois terminamos na Praça Santos Andrade, onde fica o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná.
Eu e os blogueiros participantes do passeio nos reunimos da Praça Garibaldi para iniciar o roteiro. A praça possui várias construções históricas importantes como a Igreja do Rosário e o Palácio Garibaldi, alem de outras atrações como o relógio das flores, a Fonte da Memória (mais conhecida como Cavalo Babão), lojas de artesanatos, galerias de artes, bares e restaurantes.
Seguimos descendo a rua Dr. Claudino e na quadra seguinte passamos pela Igreja Presbiteriana Independente, o Memorial de Curitiba, a Casa Lilás, o Bar do Alemão, alguns sebos e o Curitiba Hostel. Um pouco mais adiante, fizemos uma parada rápida na Casa Romário Martins, que foi construída no século 18 e é considerada a casa mais antiga de Curitiba.
Seguindo o passeio ladeira abaixo, fomos para a Rua São Francisco entre as ruas Riachuelo e Presidente Faria. Esta quadra recebeu um intervenção de vários artistas, a pichação foi deixado de lado e o grafite tomou conta. Todas as portas do comércio receberam um grafite diferente e a rua se transformou em uma galeria a céu aberto. A região recebeu nova iluminação e calçamento e projetos da prefeitura visam a recuperação do local. Muito show!
Seguindo com o passeio, fomos para a Praça Tiradentes onde visitamos a Catedral Basílica de Curitiba e o novo calçamento de vidro, onde podemos visualizar achados arqueológicos da antiga praça.
Outro prédio da cidade revitalizado, fomos visitar o Paço da Liberdade, na Praça Generoso Marques. O local que já foi mercado municipal e prefeitura de Curitiba. Atualmente funciona como espaço cultural, biblioteca e possui um café bem legalzão. Prédio lindão hein, a visita aqui tem que rolar. 😉
Fechamos o roteiro na Praça Santos Andrade visitando o prédio da Universidade Federal do Paraná, a primeira universidade do Brasil.
Este foi o Roteiro Curitiba Centro Histórico que fizemos na cidade durante o 2° Curitiblogando. Gostou do post, o que você achou? Interaja conosco deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Participaram da 2º edição do Curitiblogando que ocorreu entre 16 e 18 de agosto de 2013: Anna Martinelli e Mariana Fachin (Finestrino), Marcos Coqs e Amanda Malucelli (Viajão), Carol Moreno (Mochilão Trips), Beta Rodrigues e Dea Sales (Férias de Mochila), Robson Franzói (Um Viajante), Natasha Schiebel e João Guilherme Brotto (Pra Ver em Londres), Simone Jung e Hiroshi Homma (Flashes de Viagem), Leidinara Batista (Férias Now), Fernanda Souza (Preciso Viajar), Jr Caimi (Tip Trip Viagens), Cristiane Tomasi (Carpe Diem) e Fabio Mesquita (Be Free). Blogueiros convidados: Lillian Brandão e Helder Ribeiro (Nerds Viajantes), Monique Ribeiro (Diário Radical) e Tatiana Dornelles (Destino Mundo Afora).
A organização das atividades do segundo encontro dos blogueiros contou com os seguintes patrocinadores: Mala Pronta e Flex Câmbio; com o apoio do Curitiba Região e Litoral Convention & Visitors Bureau e da Página 1 Comunicação e com os colaboradores Mercearia Bresser, Baggio Pizzaria e Focacceria, Artesanilo Café Bistro, TAJ Bar, Cupcake Company, Knock Knock Hostel,Lafort, Pulp Edições, Kuritbike, MON – Museu Oscar Niemeyer, Museu Holocausto e Hotel CWB Express.
Pingback: Tip Trip Viagens 60 dicas para curtir Curitiba - Tip Trip Viagens