Desabafo (ou incentivo) de um viajante aos não viajantes
– Desabafo (ou incentivo) de um viajante aos não viajantes –
O post de hoje não é uma dica de um destino, de um restaurante legal, um passeio ou uma atração turística. Hoje resolvi fazer um desabafo não direcionado a alguém específico, mas sim direcionado a todas as pessoas que não viajam. Espero sinceramente que elas recebam estas palavras como uma dica e um incentivo para também saírem por aí explorando o mundo ou pelo menos um pedacinho dele. Este é o desabafo (ou incentivo) de um viajante aos não viajantes.
Primeiro ponto
À vocês não viajantes, saibam que eu viajo mesmo, muitas vezes, nunca o quanto eu gostaria, mas sempre que posso e sou muito feliz fazendo isso. Aliás tenho vários amigos que fazem o mesmo e também estão felizes da vida. Então por favor, parem de achar isso um absurdo. Viajar é ótimo! Como diria uma amiga carioca, “viajar é tudo de bom” e sim, é possível para qualquer um, inclusive pra você.
Segundo ponto
Tenho ouvido muitas bobagens de não viajantes e por isso vou esclarecer alguns absurdos que sempre escuto e que alguns eu até gostaria que fossem verdade, mas a realidade é bem diferente. Quando falo que vou viajar ou que estou chegando de uma viajam, sempre tem algum “ser infeliz” que faz algumas perguntas do tipo: Vai viajar de novo? ou Voltando de viagem de novo?, Você é rico né?,Você não trabalha?, Você só quer saber de folga! ou ainda Queria ter essa vida também. Então pra esclarecer de uma vez por todas:
- – Não, eu não sou rico. Alias pela minha projeção de receitas futuras, só se eu ganhar na loteria pra chegar neste patamar;
- – Não, eu não tenho um salário incrível. Provavelmente meu salário é menor que o seu;
- – Eu trabalho sim e bastante. Além do meu emprego “oficial” em uma fábrica, eu trabalho no blog (sim é um trabalho e exige tempo e dedicação) e faço outros trabalhos paralelos como colaborador e/ou freelas;
- – Folga? Lógico que eu quero, quem não quer? Sempre bem vindas, as minhas quanto eu tenho, eu aproveito pra viajar e você faz o que com as suas? Passa o dia dormindo?
- – Queria ter essa vida? Tenhas então ué! Viajar é uma questão de querer, de escolher, de programar, de… veja o terceiro ponto abaixo.
Terceiro ponto
Viajar pra mim é uma questão de prioridade e planejamento. Você gasta seu dinheiro como? Eu sei como e onde eu gasto o meu. Isso significa que eu abro mão de uma porção de coisas que eu gostaria de fazer ou que gostaria de comprar, para poder viajar. Sabe o que estou querendo dizer, né? Eu não ando com o carro do ano, nem com a roupa da última moda. Não saio todo final de semana, nem gasto os tubos na balada. Também não vou a todos os shows que gostaria, nem à restaurantes toda semana. Prefiro deixar pra lá todas estas coisas legais pra guardar dinheiro pra viajar. Simples assim. Tá disposto a fazer o mesmo? Se estiver ótimo, tens meu apoio. Mas senão estiver, então não fique enchendo o saco de quem tá. Ponto!
Eu já abri mão várias vezes destas coisas que falei acima e de tantas outras mais, só pra poder viajar e quer saber uma verdade? Não me arrependi em momento algum. Muito pelo contrário, eu mesmo me agradecia por ter priorizado as viagens. Sempre recebi muito mais em troca. Cada viagem foi um aprendizado e uma experiência de vida.
Isso me remete a outra pergunta que ouço sempre: Pra que viajar tanto, tá ganhando o que com isso? Quanto ao que eu ganho com isso não consigo nem estimar, mas a frase que diz “viajar é a única coisa que você pode comprar que te faz mais rico” resume bem esta questão. Por esta lógica pretendo ser milionário.
Como alguém pode achar que viajar é uma perda de tempo e dinheiro? Eu ganho muito com isso sim: ganho conhecimento, ganho novos amigos, ganho novas experiências, ganho aprendizado, ganho força, coragem, independência… GANHO VIDA. Em resumo é exatamente isso que eu ganho: vida. Pois quando viajo é quando eu me sinto mais vivo. Então, meus caros não viajantes, guardem suas perguntinhas bobas na cachola de vocês e comecem a viajar mais. Tenho certeza que não te arrependerás. #ficaadica
Este foi o desabafo (ou incentivo) de um viajante aos não viajantes. Espero não ter ofendido ninguém, apenas inspirado. Por isso gostaria de saber o que você achou deste post. Gostou? Odiou? Achou nada a ver? Conte pra gente, interaja conosco deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Demais! Concordo plenamente com cada ponto citado! Viajar é bom demais!
Valeu Cristiano, é isso mesmo, viajar é bom demais!!!!
Amei o post, penso o mesmo Caimi. Mas acredito que as pessoas gostam mais de reclamar e de se acomodar que de buscar informações sobre como viajar sem gastar muito ou de se planejar financeiramente pra isso.
Oi Thaís! Exatamente, gostam de falar dos outros, reclamam, criticam, mas não fazem nada pra mudar a própria situação….
Inspirou e muito, sempre digo o mesmo . O mais interessante é que se eu gastar 20.000 em um carro, normal!! Mas se eu decidir gastar essa quantia com uma viagem, sou uma maldita esbanjadora…
Oi Syndd, é sempre assim, gastar com bens materiais é “normal”, mas se for em viagem aí é um absurdo!!! Uma pena…
Tipo, tu disse que trabalha em um fábrica, mas não especificou… Trabalha 8 horas como todo mundo ? Faz as viagens somente nos finais de semana ? Tipo, eu gostaria de viajar bastante, porém como trabalho fixo, tenho somente os finais de semana de folga E preciso cozinhar , lavar minhas roupas e preparar para a próxima semana. Como tu faz essas atividades mais cotidianas?
Oi Marcos! Eu trabalho no horário normal, 8h por dia, mas as vezes consigo flexibilizar um pouco a sexta a tarde e a segunda de manhã. Minhas viagens no Brasil são geralmente de final de semana mesmo, saindo sexta a tarde (quando possível) ou a noite mesmo e retornando segunda pela manhã, indo direto pro trabalho. Eu divido ap com uma prima, sou solteiro, cozinho, lavo roupa, limpo a casa, dia a dia como todo mundo… vou me virando durante a semana mesmo, mas não deixo de viajar por conta disso… Faz um teste, compra um passagem de final de semana, garanto que não vai se arrepender… Abração!
“viajar é a única coisa que você pode comprar que te faz mais rico”
Ótima frase pra colocar no meu diário de viagens.
Penso como você, pois sei que a cada viagem é verdadeiramente um aprendizado. um preenchimento a mais na alma de quem o pratica.
Ja estive em muitos lugares, andei de carro, ônibos ou mochila mesmo.. não tem tempo ruim, sobrou alguma grana é pra viagens.
Não tem nada melhor que estar em um lugar novo, respirando aquele ar nos deixa mais leve e renovado.
Ótimo post..
Obrigado pelo comentário Diogo. A ideia era essa mesmo, inspirar e mostrar que viajar é bom demais e que vale qualquer esforço…
Simplesmente amei ! Expressou tudo o que eu sinto quando posto uma viagem e vem essas perguntas idiotas. Parabéns !!!
Valeu Sil!! 😉
Concordo plenamente com você: vão encher o saco de outro não viajantes e amantes da tv !
Viajar é bom demais, não precisa ser rico e me faz feliz!
Abraços.
Brigado Pati. TV pra eles, viagem pra nós 😉