Dicas de Viagem Rio de Janeiro – Além do turismo Tradicional
– Rio de Janeiro – Além dos pontos turísticos mais comuns –
No começo de junho tive a oportunidade de visitar o Rio de Janeiro pela segunda vez, apenas três dias, mas muito proveitosos. Como eu já conhecia os pontos turísticos mais tradicionais como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, o Maracanã, o sambódromo, entre outros, optei por fazer um roteiro menos convencional. Dessa vez a prioridade era visitar as comunidades pacificadas e algumas outras atrações.
A primeira comunidade que fui visitar foi a Santa Marta no Morro Dona Marta, a primeira comunidade pacificada do Rio de Janeiro. Foi nesse morro também onde o Michael Jackson gravou o clip da música ‘They Don´t Care About Us’ e uma estátua e um painel de mosaico do cantor ainda está por lá atraindo turistas. É possível subir o morro com o plano inclinado, um tipo de bondinho. Ele faz quatro paradas, mas no dia que eu fui as duas primeiras não estavam funcionando, então o jeito foi subir caminhando mesmo, pelos becos, entre as moradias de quem vive lá.
É um choque ver de perto como as pessoas vivem em uma comunidade assim, com tamanha precariedade e carente de um tudo. A sensação que tive foi a de que a vida desses moradores guerreiros é uma luta diária para superarem as dificuldades do lugar em que vivem. Foi triste constatar isso.
Serviço Morro Dona Marta
Como cheguei: Saindo de Ipanema, peguei o metrô na estação Ipanema/General Osório e desci na estação Botafogo. Depois foi só caminhar uns 10 minutos pela Rua São Clemente até chegar ao pé do morro.
Custo: Metrô = 2,80
Após uma visita rápida para conhecer a Fundação Rui Barbosa que ficava no caminho de volta ao metrô, a próxima parada foi visitar o Santuário da Penha. Famoso por ser o local onde fieis pagam suas promessas subindo de joelhos a enorme e bela escadaria com 382 degraus para chegar a igreja e ver do topo do morro a espetacular vista que o local possui. Quem tiver problemas nas articulações, há a opção de trocar os degraus e pegar o bondinho que sobe e desce os visitantes. Não precisa ser de joelhos, mas seja qual for a opção, suba porque vale muito a pena ver o rio deste pico.
Serviço Igreja da Penha
Como cheguei: Saindo do Morro Dona Marta voltei a estação Botafogo e peguei o metrô até a estação Central do Brasil. Depois peguei um trem sentido Gramacho e desci na Estação Penha. Suba a Rua dos Romeiros até chegar ao santuário.
Custo: Trem + metrô = R$ 3,80 e metrô = 2,80
A outra comunidade que fui visitar foi o famoso Complexo do Alemão. Tinha certa expectativa e receio quanto a este lugar e apesar de estar pacificado, optei apenas para fazer o trajeto com o novíssimo teleférico, inaugurado em dezembro, subindo diretamente até o topo. Durante o trajeto fiquei bastante impressionado ao ver o tamanho desse lugar e imaginei como era a vida ali quando os morros eram comandados pelos traficantes. Se puder chamar isso de vida, com certeza não deveria ser fácil não, provavelmente para os moradores de bem um estresse diário para manter-se vivo e longe da violência.
Serviço Morro do Alemão
Como cheguei: Saindo do Santuário da Penha, voltei a estação Penha e peguei o trem retornando até a estação Bonsucesso que possui acesso direto ao teleférico.
Passeio Teleférico: Aproximadamente 16 minutos até a última estação, a Palmeiras.
Custo teleférico: R$ 1,00.
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 6h às 21h; sábados, das 8h às 20h; domingos e feriados, das 9h às 15h.
Como faço de minhas viagens um mix de atrações culturais, um pouco gastronômicas e é claro um pouquinho de diversão e festa, estando no Rio de Janeiro eu não poderia deixar de aproveitar um pouco os bares e festas cariocas. Fui a uma festa no Circo Voador no famoso bairro da Lapa, que possui uma noite bastante agitada com diversas opções e estilos. Infelizmente o clima não colaborou e não consegui pegar uma praia, mas como eu estava em Ipanema, pude aproveitar um pouco os diversos barzinhos que a região possui.
Além de um passeio até o Museu de Arte Moderna em Niterói que conto em outro post, basicamente foi essa minha visita ao Rio de Janeiro. Adoro essa cidade e tenho certeza que voltarei outras vezes, seja para conhecer novos lugares ou revisitar os já conhecidos ou mesmo apenas para curtir uma praia, um barzinho, uma festa. Ao Rio de Janeiro sempre vale a pena viajar. Até a próxima visita.
Álbum de fotos do Rio de Janeiro
- – Fotos de viagem do Rio de Janeiro na Fanpage do Tip Trip no Facebook
Projeto Todas as Capitais do Brasil
- – Esta cidade faz parte do Projeto TCB – Todas as Capitais do Brasil. Clique aqui e saiba mais a respeito.
Gostou deste relato de viagem do Rio de Janeiro com dicas além do tradicional? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Pingback: Tip Trip Pôr do sol no Arpoador (ou quase isso) - Tip Trip