Dicas para comprar moeda estrangeira
Semana que vem eu viajo para Europa e desde que comprei a passagem em dezembro do ano passado tem um assunto que vem me preocupando: as cotações de moeda estrangeira. Estou falando do euro e principalmente do dólar que andou aterrorizando vários viajantes e foi o vilão dos últimos meses. O problema é que quem ama viajar acaba dando um jeito de viajar mesmo com as cotações nas alturas. Enxuga daqui, economiza dali e pé na estrada.
Eu que já estava com uma viagem marcada o jeito foi tentar amenizar ao máximo o prejuízo e tentar não sofrer tanto com a desvalorização do nosso pobre Real. Passei estes seis meses praticamente acompanhando o mercado econômico e estou aqui agora escrevendo pra vocês pra contar minhas dicas para comprar moeda estrangeira e viajar um pouco mais tranquilo.
Dicas para comprar moeda estrangeira
#1 Acompanhe o mercado
Sinto dizer, mas tudo influencia no câmbio. Parece bruxaria, mas é apenas a macroeconomia e a globalização mesmo. Tudo o que acontece aqui no Brasil, nos Estados Unidos, na Europa, na Ásia, afeta a cotação da moeda. Boas notícias podem fazer o dólar cair, más notícias fazem ele subir, mas tudo depende de um contexto geral. O que é bom pra um, as vezes não é pra outro. Parece confuso e é mesmo. O melhor é ir acompanhando as notícias e previsões pra entender um pouco como funciona tudo isso. Para…
#2 Comprar moeda na hora certa
Na verdade não existe hora certa. Já descobri que mesmo a previsão daquele cara super especialista em economia pode não acontecer, porque quando se trata de câmbio tudo pode mudar muito rapidamente. Por isso que 10 entre 10 especialistas recomendam comprar a moeda aos poucos e assim fazer uma cotação média no final. Desta forma você não vai conseguir comprar tudo no valor mais baixo, mas também não compra na cotação mais alta. É uma forma de obter um valor médio de cotação e evitar surpresas desagradáveis se deixar pra comprar a moeda no último dia e descobrir que está alto pra chuchu a cotação.
Acompanhe as cotações e compre quando achar que o preço está bom. Por exemplo, em fevereiro o Euro chegou a 3,17 pra compra; em março bateu 3,53; em abril chegou 3,17 de novo e agora em maio já chegou a hegou a 3,44. Se tivesse comprado todas as vezes o mesmo valores nessas mínimas e máximas, a média seria de 3,32. Não é um valor incrível, mas também não é de todo ruim. Lembre-se que você não sabe se a cotação vai abaixar mais ou subir mais. Por isso não é fácil conseguir comprar no melhor valor da cotação. Você decido o risco que quer correr. 😉
#3 Qual moeda comprar
É preciso ficar atento a isso. Nem sempre viajamos para um lugar com a facilidade de trocar moeda. Eu estou indo para Europa, visitarei a Hungria e a Croácia, países que possuem sua própria moeda. O que eu devo fazer? Comprar Euro ou Dólar pra trocar pelas moedas locais? Qual a melhor cotação? Este tipo de questionamento serve pra vários países.
Outro exemplo foi durante minha viagem para Colômbia começo do ano. o dólar estava super alto, mas o que compensava mais, trocar o Real pelo COP colombiano ou o dólar mesmo? As vezes uma pequena diferença no valor da cotação, pode render uma boa economia no final da troca. Analise bem qual será o melhor câmbio a ser feito.
#4 Cuidados para comprar a moeda
Se você não conseguiu comprar os dólares ou euros daquele seu amigo de confiança que viajou recentemente e não gastou tudo, o melhor mesmo é fazer o câmbio da moeda em estabelecimentos autorizados pelo Banco Central do Brasil, como por exemplo, na Global Exchange Brasil.
Não vai sair por aí comprando de quem você não conhece ou teve recomendações. Desconfie se a cotação for muito mais baixa do que o mercado. Você não vai querer chegar no país da sua viagem e descobrir que está com notas falsas. Cuidado também pra fazer o câmbio durante a viagem. Procure as casas de câmbio centrais e evite trocar na rua com pessoas desconhecidas. Malandragem tem em todo lugar e todo cuidado é pouco.
#5 Guarde bem seu dinheiro
É bom ter alguns cuidados na hora de levar seu dinheiro na viagem. Guarde bem, utilize os porta-dinheiro ou doleiras. Não coloque todos os ovos na mesma sexta. Verifique se está tudo fechadinho. Se deixar dentro da bolsa, não tire os olhos dela. Não é recomendável deixar na mala e despachar. E nada de levar dinheiro na cueca né gente, por favor. Não esqueça que acima de 10 mil Reais ou equivalente em moeda estrangeira, precisa ser declarado, senão é xilindró por evasão de divisas.
Achou interessante este post com dicas pra comprar moeda estrangeira. Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post. Para saber das novidades curta nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram.
Recadinho!!
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. São mais de 15.000 opções de hospedagem em todo Brasil. Confira! Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog.
Planeje sua viagem
- Pesquise e compre aqui passagem aéreas com a GOL
- Pesquise e compre aqui passagens aéreas com a TAM
- Alugue aqui um carro para sua viagem
- Faça aqui o seu seguro viagem e viaje tranquilo
- Pesquise e compre aqui sua passagem de trem na Europa
- Reserve e compre ingressos antecipado das principais atrações turísticas
- Pesquise e reserve seu hotel aqui
Muito boa esta matéria, parabéns.
Obrigado Diego, espero que te ajuda para sua próxima viagem 😉