Esquiar na Itália – San Martino di Castrozza
Acabei de voltar de mais uma viagem incrível e desta vez o roteiro principal foi viajar pelas montanhas e esquiar na Itália. Só para vocês terem ideia da região onde estive, eu visitei as Dolomitas (ou Dolomiti em italiano), que são uma cadeia montanhosa que fica no norte da Itália, entre as províncias de Belluno, Bolzano, Treno, Údine e Pordenone. Ao norte do país em torno de 160km de Veneza e 190 de Verona.
A região é lindíssima para passear e além de todo o destaque da natureza por si só, um dos atrativos principais são as estações de esqui. Neste post vou contar um pouquinho como foi esquiar na Itália na estação de San Martino de Castrozza, uma das várias estações do complexo Dolomiti SuperSki.
Esquiar na Itália – San Martino di Castrozza
A estação
No coração do parque natural de Paneveggio, esta zona de esqui é conhecida como San Martino di Castrozza/Passo Role, a 1450m de altitude e cercada por diversas montanhas como a Rosetta, a Cusiglio, a Pala di San Martino, o Cime di Val di Roda, entre outras. Juntas elas se tornam uma das mais belas área de esqui, com diversas pistas em níveis diferentes, somando mais de 60km de pistas esquiáveis. Aliás, San Martino di Castrozza é a primeira escolha para quem pratica o snowboard (que foi o meu caso) e o freestyle.
Partiu esquiar!
O ponto de partida foi no teleférico de Tognola. Como eu não tinha equipamento eu aluguei meu snowboard, botas e capacete ali no local em lojas que oferecem o serviço. Aproveitei também para fazer uma hora de aula, pois tinha feito snowboard apenas uma vez e achei melhor ir com calma.
É importante estar usando roupas adequadas para neve, no caso uma calça e uma jaqueta impermeáveis para não ficar molhado quando cair, além de luvas que são muito necessárias e óculos de sol para proteger da claridade que incomoda bastante.
Comprei um passe diário, ou seja, poderia ficar o dia todo na estação, subir e descer as pistas quantas vezes quisesse. Você recebe um cartão e com ele toda vez que vai utilizar algum tipo de teleférico você passa ele para acessar a catraca. Há outras opções de ticket, por exemplo, o super skipass, com ele você pode esquiar em qualquer uma das estações de esqui do complexo Dolomiti Superski em qualquer dia, falarei mais sobre isso no próximo post, quando eu contar como foi minha experiência esquiando nas outras estações do complexo.
Nas fotos acima da para ver alguns dos teleféricos disponíveis para subir a montanha após uma descida de esqui ou snowboard. Um dos modelos é o abertos, apenas com o banco para sentar, mas as estações possuem outros tipos, alguns em cabines fechadas e outros apenas para apoiar o corpo e ir subindo.
Algumas pistas possuem um bar, quem quisesse podia ficar ali em baixo, descansando um pouco, comendo ou tomando algo ou ainda apenas ficar lagartiando no sol para esquentar. Se você não quer se aventurar no esqui pode apenas curtir o visual.
Para se aventurar tranquilamente não esqueça de fazer um seguro viagem, para Europa é obrigatório, porém nem todos os seguros cobrem esportes de aventura. Verifique este detalhe na hora da compra. Clique no banner abaixo para fazer uma consulta e uma cotação com várias seguradoras diferentes e não deixe de usar nosso cupom de desconto: TIPTRIP5
Chegando em San Martino di Castrozza
Encontrei meu amigo na cidade de Vicenza e seguimos para as montanhas. O percurso de 110km leva em torno de 1:50h. Joga no google maps ou segue a rodovia SS50 que não tem erro. O visual da estrada já é lindo e vai dando aquela empolgação pra chegar à montanha. Tinha lugar para parar o carro bem pertinho do teleférico principal.
Gostaram do post sobre esquiar na Itália? Continuem acompanhado que virá mais artigos sobre esta aventura e sobre a Itália no geral. Fala o que você achou, comenta aqui no post, curta e compartilha com os amigos. Acompanha nossas redes sociais, para saber das novidades visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram.
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog. São mais de 160 mil opções de hospedagem na Itália