Um blog, muitas dicas! Por Jr Caimi

FAQ
Perguntas Frequentes

1. Como funciona o processo de Imigração na Irlanda?
R. Na chegada ao país, será preciso apresentar os seguintes documentos ao Serviço de Imigração: Passaporte válido para o período de permanência no país, mais 6 meses; Comprovante original de matrícula da escola informando o período de duração do curso e o endereço da hospedagem; Comprovante de pagamento do curso e acomodação; Seguro médico completo valido para o tempo que ficará no país; Comprovante de fundos suficientes para manter-se durante a estadia no país (aproximadamente 1,000 Euros para um curso de 25 semanas).

2. Por quanto tempo será válido o meu visto?
R. O passaporte é carimbado com validade de até 90 dias (visto de turista). Se a duração do curso é maior que 90 dias, é dado o prazo de um mês para registrar-se como estudante no escritório de imigração no centro de Dublin (Garda National Immigration Bureau – GNIB).

3. Preciso fazer um deposito bancário para comprovar fundos suficientes?
R. Sim. Nos primeiros dias do curso, será preciso abrir uma conta e fazer um depósito de 1.000,00 /1.500,00 Euros em um banco irlandês para gastos pessoais. O dinheiro poderá ser sacado a qualquer hora. A escola te orientará nesse processo e fornecerá uma carta para facilitar a abertura da conta.

4. Como fazer o registro na Garda National Immigration Bureau para obter permissão para ficar no país?
R. Após mais ou menos cinco dias úteis, até receber o extrato do banco comprovando os fundos e apresentá-lo ao escritório da Imigração em Dublin (Garda National Immigration Bureau – GNIB), junto com o passaporte, o bilhete aéreo e a matricula da escola. A escola apresentará uma cópia da matrícula ao GNIB com antecedência. Será preciso preencher o formulário disponível no local (GNIB 1) e aguardar ser chamado para receber um Certificado de Registro GNIB – GNIB card – que custa 100 Euros. Pagamento somente com cartão de crédito ou deposito bancário usando a ficha de deposito fornecido pela própria imigração. O passaporte é carimbado com permissão para ficar na Irlanda até o final do curso, ou a data do embarque aéreo (retorno).

5. Como fazer o registro no Departamento Social e Assuntos de Família para obter um Número do PPS para trabalhar?
R. Depois de registrar na Imigração procure o escritório do Department of Social and Family Affairs mais perto de sua residência para pedir um número de PPS (Personal Public Service). A escola também vai te orientar nesse processo. Será necessário apresentar o Passaporte ou Cartão de Registro GNIB, uma Carta da Escola e o extrato do banco. Dentro de 3 à 5 dias úteis será enviado para a sua residência o número do PPS. O PPS dá direto a trabalhar por meio período (20 horas por semana), e tempo integral durante as férias escolares (40 horas por semana). Portadores de passaportes europeus podem trabalhar sem restrição.

6. Posso trabalhar normalmente na Irlanda?
R. Sim, você pode trabalhar. Funciona da seguinte forma: enquanto estiver estudando na escola, você pode trabalhar part time, ou seja, só meio período. Já nas férias do curso você pode trabalhar full time, 40 horas por semana.

7. Qual o valor do salário pago em média?
R. Os valores dependem do trabalho que for realizado. O salário é calculado por hora trabalhada e o valor mínimo é de 8 euros a hora de trabalho.

8. Como é feito o pagamento do curso?
R. Como representamos a Success College, nós fazemos toda a negociação contigo e repassamos o valor final para a escola. O pagamento do curso é feito diretamente para o TipTrip Viagens e nós repassamos o valor para a Escola Success College.

9. É possível parcelar o curso?
R. Sim, é possível parcelar o valor do curso até o mês anterior que você pretende viajar. O curso deve estar todo pago antes da sua viagem, mesmo porque só após a confirmação da matrícula que conseguimos emitir a passagem com tarifa de estudante. Por exemplo, se você começar a planejar a viagem em julho, para ir em dezembro, tem todo esse período para fazer o pagamento e parcelar, se for o caso. Se deixar para o último mês, tem que pagar o valor total de uma vez só.

10. A passagem está incluída no valor do curso?
R. Não. A passagem aérea não está incluída no valor do curso.

11. È possível comprar a passagem aérea com o TipTrip Viagens?
R. O TipTrip Viagens não vende a passagem aérea, mas oferecemos toda a orientação necessária para a compra, pois trabalhamos com agências parceiras que fazem as cotações e agilizam todo esse processo. Se você achar mais conveniente, você pode comprar a passagem aérea com uma agencia de sua preferência.

12. Qual o tipo de passagem? É uma passagem de estudante?
R. Sim. Após a confirmação da matrícula podemos comprar uma passagem aérea com tarifa de estudante, com prazo de validade e data de ida e volta definidas.

13. O TipTrip Viagens cobra alguma taxa para realizar todos os tramites e encaminhar os alunos ao intercâmbio?
R. Não. O TipTrip Viagens não cobra nenhuma taxa extra para organizar todo o processo de intercâmbio. O valor a ser pago para o TipTrip Viagens é apenas o valor dor curso escolhido e da acomodação, se for o caso.

14. Ainda tenho outras dúvidas, o que eu faço
R. Não. O TipTrip Viagens não cobra nenhuma taxa extra para organizar todo o processo de intercâmbio. O valor a ser pago para o TipTrip Viagens é apenas o