Fazer compras em Ciudad Del Este e Puerto Iguazu
No feriado do dia 12 de outubro eu aproveitei o convite de uns amigos e acompanhei eles em uma viagem a Foz do Iguaçu. O propósito deles era mesmo o consumo, fazer compras, gastar, tanto no Paraguai quanto na Argentina. Eu nunca tinha feito essa viagem e achei interessante participar dessa aventura. Aceitei o convite e fui conhecer a famosa Ponte da Amizade que tanto aparace nos noticiários, principalmente aqui nos jornais do Paraná. Bom, então vamos as compras.
Compras – Ciudad Del Este
Ciudad Del Este, velha conhecida de muambeiros, sacoleiros e produtos de segunda linha, recebe diariamente uma quantidade enorme de pessoas que cruzam a fronteira com o propósito de comprar produtos mais baratos que no Brasil. Eu dividiria o comércio da cidade em dois: o primeiro nas lojas dos shoppings e galerias e o segundo as ‘lojas’ nas ruas e suas tendas e barracas.
No shopping você encontra lojas normais, de roupas, tênis, brinquedos, móveis, eletrodomésticos, eletrônicos e nas ruas aquele comércio informal, com um pouco de tudo e sem garantia nenhuma. Atenção é fundamental, principalmente nas ruas onde sempre tem alguém oferecendo produtos e se você parar pra ver, der moral, eles ficam te enchendo o saco por um bom tempo. Já no shopping é normal, tranquilo e você poderá fazer suas compras em paz.
Onde comprar?
No Shopping Del Este você encontra multi-lojas como a La Petisqueira, a Macedônia e a Nippon, lojas de decoração como a Casa Bella, de esporte como a Nike e muito mais. Há outras lojas grandes fora do shopping que vale a pena dar uma olhada, como a Monalisa (mais cara geralmente), a Oster, a Casa China, a Americana, entre outras. Na Farmácia Amor é bom de comprar cosméticos em geral, suplementos e até anabolizantes.
Além dessas lojas existem muitas lojinhas dentro de galerias e é preciso bater perna mesmo e procurar o que vale realmente a pena comprar. Quanto ao comércio informal não vou comentar, ele está em toda parte e vendendo desde roupas, eletrônicos , brinquedos, perfumes e todo tipo que bugiganga. Quem quiser arriscar, fique a vontade, hehe.
Compras – Puerto Iguazu
Em Puerto Iguazu eu fui apenas para jantar nos ótimos restaurantes da cidade (leia mais aqui) e também no Duty Free Shop. Este shopping possui mais de cinco mil metro quadrados e estão reformando e aumentando para receber novas lojas e novas marcas, como uma loja só da Victoria’s Secret. Há também as lojas na cidade, casas de vinhos que valem a pena conhecer se tiver tempo e a feirinha.
O que comprar?
Eu que tinha o interesse em comprar bebidas, achei pouca a variedade oferecida e os preços também estavam um pouco mais caros, comparando com os preços no Paraguai, mas ainda assim eu achei bebidas que eu queria e que valiam a pena. Já os perfumes estavam mais caros que nas lojas em Ciudad Del Este e o que compensava mesmo, segundo minha amiga, eram os preços das maquiagem de marcas importadas.
Quanto a roupas, tênis e eletrônicos não achei nenhuma vantagem, me falaram que por causa do feriado os preços estavam um pouco mais altos realmente, mas não sei confirmar se esta informação é verdadeira.
Essa foi minha experiência de compras no Paraguai e na Argentina. Como o tempo foi curto, não pude explorar bem todos os lugares e desvendar o segredos que eles possuem, no entanto foi bacana conhecer a famosa Ciudad Del Este e a Ponte da Amizade e ver como é o dia a dia de paraguaios, brasileiros e argentinos que cruzam a fronteira diariamente a trabalho ou a passeio.
Tinha uma ideia diferente principalmente do Paraguai e só vendo ao vivo mesmo pra entender um pouco o que é tudo isso, esse comércio de fronteira e as pessoas que fazem dele o que é. Se interessou? Vamos organizar uma excursão de compras… Brincadeira!!
Gostou destas dicas de como fazer compras no Paraguai e Argentina ? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Procurando hospedagem? O Tip Trip é parceiro do Booking.com e você pode pesquisar e reservar qualquer hospedagem na cidade. Fazendo isso você ajuda o blog a monetizar e o blogueiro aqui agradece, pois assim é possível manter o blog sempre com novidades, atualizado e todo mundo sai ganhando!
Pingback: Final de semana em Foz do Iguaçu - Tip Trip