Gastronomia de Florianópolis – 5º episódio Blogs na Estrada
– Gastronomia de Florianópolis – Blogs na Estrada –
Durante o final de semana que estivemos em Florianópolis para fazer as filmagens do projeto Blogs na Estrada, conhecemos vários restaurantes e cafés muito bons na cidade. Você não achava que os blogueiros iriam apenas a trabalho e não iriam aproveitar nem um pouquinho da gastronomia de Florianópolis? Na verdade foi por ter conhecido lugares super legais que resolvemos fazer um vídeo só sobre isso. Tenho certeza que quando você viajar à cidade vai aproveitar estas dicas.
Confira o vídeo com as delícias das comidinhas e veja abaixo a relação dos lugares que visitamos na ilha da magia.
Dicas de gastronomia de Florianópolis
Pizzaria Artesano
A Pizzaria Artezano possui cardápio excelente e diversificado, com ótimas opções de pizzas que vão muito além da calabresa e mussarela. O ambiente também é super bonito, a casa estilo chalé toda decorada e aconchegante. Na área de baixo rolava um sonzinho acústico e na parte de cima o ambiente mais tranquilo. Show!
Casa do Chico
A casa do Chico é um dos restaurantes tradicionais da Lagoa. A sequencia de camarão é um dos principais pratos da casa e bastante procurado por turistas. Eu gosto, mas não considero um prato especial. Acho que é mais fama mesmo, hehe. Há também os pratos a la carte da casa.
Villas Café
O Villas é lugar que recomendo para qualquer hora do dia. Pode passar tomar um café antes de pegar praia em Jurerê ou ir almoçar, como no meu caso. Eu fui no dia que tava rolando a prova de IRONMAN e o cardápio era especial para os atletas. Rico em carboidratos eu adorei o buffet de massas. Energia pura pra sair filmando o Blogs na Estrada.
1 Café
Meio escondidinho entre um shopping de móveis e decoração, o 1 Café é bacana para o final da tarde quando os clientes são recebidos ao som ao vivo de jazz, aos sábados. O destaque da casa são oferecer produtos mais saudáveis e natureba, que não utilizem açúcar e tal. Essas coisas light que passam longe do meu cardápio, mas que agrada muita gente. Hehe.
Empório do Mar
Atenção amantes de ostras, para provar a iguaria em tudo que é tipo de preparo, é no Empório do Mar que você precisa ir. Eu provei as ostras in natura, ao bafo, grelhada, gratinada, defumada e a milanesa. Só pulei a ostra ao alho que não curto muito. O melhor de tudo é que a matéria-prima é cultivada no quintal do restaurante, na fazenda que fica no mar, nos fundos. Pra competir com a delícia das ostras, só o bom humor e as histórias da Rita e do marido dela. Proprietários do restaurantes, abrem as portas como se fossem a casa deles. Não tem como não gostar.
Santa Figueira
Um pé de figueira tem tudo a ver com o restaurante e ainda faz sombra. Na beira do mar, um cantinho muito gostoso e tranquilo para saborear as maravilhas do Beto, cheff do restaurante. Melhor tainha assada que já comi e muito bem acompanhada de arroz, farofa e banana assada.
Amoriko
Brigadeiro é o produto da Amoriko, aliás brigadeiros, porque eles são vários. De tudo quanto é sabor diferente, como cappuccino, laranja, amêndoas, pistache, coco e outros mais. Eu não sou nem um pouco fã de doces, mas as meninas fizeram a festa. Ganharam o dia. 🙂
Pra fechar este circuito gastronômico com chave de ouro, fomo convidados para tomar um café da tarde com direito a muitas delícias na casa da Dona Elza, uma senhorinha muito gente boa que conhecemos durante as filmagens e que preparou esta surpresa pra gente. Já estávamos com horário apertado, mas não tinha como recusar um convite feito com tanto carinho como esse. Um viva a dona Elza!
E estas são as dicas para aproveitar a gastronomia de Floripa e como foi dito no vídeo, “afinal as lembranças de viagens também acontecem em uma boa mesa”.
Álbum de fotos
Fotos da Gastronomia d eFlorianópolis em nossa Fanpage do Facebook.
Gostou do episódio Gastronomia de Florianópolis do Blogs na Estrada? Interaja conosco deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Participaram da 1º edição do Blogs na Estrada que ocorreu entre 24 e 26 de maio de 2013: Anna Martinelli (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Fernanda Souza (Preciso Viajar) e Jr Caimi (Tip Trip Viagens). Blogueiros convidados: Clarissa Comim e Omar Cassol do Viagem e Viagens. A organização das atividades contou com o apoio do Visite Floripa . A produção dos vídeos foi feita pela Lamp Produções. Agradecemos o convite para a realização desse passeio e esclarecemos que como sempre as opiniões são extremamente pessoais.
Caro Jr., atualmente moro em Florianópolis e conheço bem a característica culinária local. Também sou curitibano e também morei em diversas partes do Brasil e do mundo. Gostei muito da sua matéria, embora você tenha esquecido de ressaltar os preços exorbitantes, o atendimento péssimo e as condições de higiene precárias na grande maioria dos estabelecimentos da ilha, com especial enfoque nos restaurantes da lagoa. Aqui é tudo maravilhoso aos olhos inocentes de turistas desavisados, sugiro que aprofunde sua visita na próxima matéria e experimente ir com uma câmera oculta, então você terá a oportunidade de flagrar os maiores absurdos em restaurantes… Eu sei, parece ruim, mas na verdade o é. Florianópolis deixa muito a desejar na maioria dos aspectos quando seu olhar se especializa e seus sentidos se aguçam para a dinâmica local. Verdade perturbadora quando se trata daquilo que comemos ou consumimos de uma forma geral, mesmo assim, parabéns pela sua iniciativa pois acredito que nosso país deve ser divulgado e frequentado por todos os cidadãos do mundo, afinal, nada é tão ruim que não possa piorar.
Olá Cláudio, obrigado pelo comentário, sua opinião enrique o post. Realmente os preços não são baratos, no entanto também não são diferente dos preços praticados em outras capitais que recebem muitos turistas. Quanto as condições de higienes eu não podia falar nada porque realmente não vi nãda de absurdo, mas sabemos que muitos estabelecimentos desrespeitam as boas práticas de fabricação que devem ser seguidas pelas empresas que atuam na área de alimentose que são recomendadas pela vigilância sanitária. De repente da próxima vez faço uma visita investigatória. Obrigado pela participação.
Bem legal o post, gostei das dicas. Espero um dia poder visitar Florianópolis, todos falam muito bem desse lugar maravilhoso.
Abraços,
Obrigado Tercio. Vá mesmo porque tem muita coisa legal na cidade. Recomendo! Abraço
Com certeza, é um sonho meu, estou me preparando para ir.
Abraços