Museu das Oficinas Líticas – 4º episódio Blogs na Estrada – Floripa
– Museu das Oficinas Líticas – Temporada Floripa – Blogs na Estrada –
Localizado no canto direito da Praia dos Ingleses em Florianópolis, o Museu das Oficinas Líticas é o quarto episódio da temporada Floripa do Projeto Blogs na Estrada (veja os outros ep. clicando aqui). Mostramos no vídeos o que são as pedras líticas, como surgiram e aproveitamos para falar também sobre o Museu do Naufrágio, localizado praticamente junto ao Museu da Oficinas Líticas.
Oficinas Líticas
Quando soube deste museu confesso que não tinha a menor ideia do que se tratava. Só chegando no local que fui entender o que eram as pedras líticas e que o próprio museu era a céu aberto. Sediado no parque arqueológico dos Ingleses e do Santinho, as pedras líticas nada mais são do que as pedras que os grupos pré-coloniais, como caçadores e pescadores, utilizavam para amolar e polir instrumentos feitos de pedras como armas, ferramentas e outros objetos utilizados antigamente. Com a frequência realizada com este tipo de trabalho, iam se formando marcas nas pedras e são elas que compõem as oficinas líticas.
Esse tipo de museu é muito interessante, pois por ser algo criando naturalmente pela natureza e modificado lentamente pela mão do homem, nós acabamos conhecendo um pouco como os primeiros habitantes primitivos da ilha de Santa Catarina viviam na época. As oficinas líticas são uma evidencia do comportamento vivido nesta época e é no mínimo curioso.
Museu do Naufrágio
Quem visitar o Museu das Pedras Líticas também pode visitar o Museu do Naufrágio, um projeto pioneiro no Brasil de arqueologia subaquática. Vai conhecer uma parte da história de Santa Catarina contada através dos naufrágios e dos objetos encontrados nas embarcações afundadas.
Nos resgates arqueológicos feito pelos mergulhadores, foram encontrados artefatos como botijas, crucifixos, anéis, sinos, medalhas, ossos humanos, facas e outros objetos que os navios carregavam na época principalmente para levar mantimentos. Todos estes artefatos foram oriundos provavelmente de uma embarcação espanhola do século XVII. Infelizmente o projeto não possui o apoio necessário ou a estrutura adequada para atender aos visitantes, mas mesmo assim a visita é interessante.
Álbum de fotos
Fotos da Museu das Oficinas Líticas em nossa Fanpage do Facebook.
Gostou do episódio Museu das Oficinas Líticas do Blogs na Estrada? Interaja conosco deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Participaram da 1º edição do Blogs na Estrada que ocorreu entre 24 e 26 de maio de 2013: Anna Martinelli (Finestrino), Robson Franzói (Um Viajante), Fernanda Souza (Preciso Viajar) e Jr Caimi (Tip Trip Viagens). Blogueiros convidados: Clarissa Comim e Omar Cassol do Viagem e Viagens. A organização das atividades contou com o apoio do Visite Floripa . A produção dos vídeos foi feita pela Lamp Produções. Agradecemos o convite para a realização desse passeio e esclarecemos que como sempre as opiniões são extremamente pessoais.
Show Jr.
Para variar esta cidade cheia de potencial desperdiçado. Este museu do Naufrágio é super bacana e sem estrutura ou apoio, uma pena.
muito show os relatos desta ilha !!
Abço.
@GusBelli
Valeu Gustavo! Realmente Floripa tem um potencial incrível a ser explorado. Eu fiquei impressionado com o Museu no Naufrágio que podia ser algo muito atraente, mas que está praticamente abandonado. 🙁