Pinhole: fotografia surpresa
– Pinhole: fotografia surpresa –
Hoje no blog em vez de dicas de viagem eu vou falar sobre fotografia. Estou estudando um pouco do assunto com o objetivo de fazer fotos melhores durante minhas viagem e trazer pra vocês aqueles clicks incríveis. Durante o curso que fiz de arte e técnica de fotografia, construímos uma pinhole e vou contar pra vocês o que é e como funciona esta “câmera caseira”.
Sobre a pinhole
Pinhole é um termo inglês, pin= alfinete e hole = buraco. O buraco de alfinete representa o furinho que você faz para deixar passar a luz, que ao entrar na sua caixa preta, fará a sua foto. Este tipo de fotografia também é chamado de fotografia estenopeica. Nome difícil hein!!
A pinhole é uma “máquina” fotográfica que você faz em casa com uma caixa de fósforo ou outra caixinha qualquer. Não tem lente, nem botão. Não tem praticamente nada. Só o filme mesmo. No entanto você consegue fazer fotos com ela ou no meu caso e de meus colegas, consegue chegar perto disso. Mas lembrem-se, conseguimos fazer fotos praticamente sem equipamento nenhum, apenas se valendo dos princípios remotos da fotografia, utilizando-se da luz e do negativo.
Eu e meus colegas do curso de fotografia montamos uma pinhole e fizemos algumas fotos. O que eu achei mais interessante neste processo é que você pensa mais antes de fazer a fotografia. Você observa a luz, a distância, a composição, o tempo, o quadro, enfim, vários detalhes antes de abrir o obturador manualmente. Sem o recurso das câmeras digitais, com a pinhole você acaba trabalhando mais a produção, o que é ótimo para treinar o olhar do fotógrafo. O mais legal é que depois cada foto é uma surpresa e a expectativa de saber se vai sair alguma coisa.
Veja abaixo algumas fotos que conseguimos fazer com a pinhole que produzimos. Lógico que nenhuma foto saiu nítida. Foi a primeira que fizemos e com os recursos que usamos, qualquer coisa que tivesse sido revelada seria motivo pra comemorar. Eu acho que os resultados foram excelentes para uma máquina feita praticamente com uma caixa de fósforo, fita adesiva e um filme 36 poses.
Pra não deixar vocês preocupados, durante minhas viagens eu não farei fotos apenas com uma pinhole. Vou manter a digital e continuar treinando bastante até conseguir resultados bem melhores com a pinhole. Um dia vou fazer aquela foto de pôr do sol incrível apenas com uma pinhole. Aguardem!!
E para vocês verem que é possível fazer coisas muito legais (e nítidas) utilizando uma pinhole, dá uma olhada nesse vídeo. É ou não é show? No primeiro você vê o resultado do clip e no segundo você vê como ele foi produzido. É sensacional!!
Gostou do post pinhole: fotografia surpresa? Quem sabe no próximo post eu faça um passo a passo para você também construir a sua própria pinhole. Enquanto isso interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Muito legal, sempre é bom enxergar um outro modo de ver a fotografia, e como você disse, a partir desse processo de ter pensado a produção, a luz e os aspectos da foto antes, você nunca mais irá tirar fotos da mesma forma. Parabéns! Abraços.
Valeu Fábio!! É isso mesmo, nunca mais fotos da mesma forma… abraço 😉
Que legal, nunca tinha ouvido falar de pinhole!
Eu tenho a impressão de que nós não damos valor a algumas coisas da vida, como eletricidade e fotografia. É engraçado parar pra pensar como é possível capturar em uma imagem fixa algo que é movimento, luz, momento… eu acho incrível.
Quero ver mais fotos! 🙂
Oi Débora! É verdade, tem toda razão, deixamos passar despercebidos tanta coisa e acabamos não nos encantando mais com coisas simples, mas incríveis. Fotografia realmente é uma magia. Abraço