RELATO AMSTERDAM
Falar de Amsterdam é fácil, pois sou apaixonado por esta cidade e tenho um carinho especial por ela que é a primeira cidade que conheci na Europa em dezembro de 2008. Cheguei a um vôo da KLM no aeroporto de Schiphol, completamente perdido, pois não tinha planejado nada, estava apenas com a reserva do hotel e não tinha idéia de como chegar nele. Após pedir ajuda no posto de turismo, tudo ficou mais fácil, fui orientado, ganhei um mapa, comprei um tíquete de trem e sai desbravar Amsterdam com muita empolgação.
Fiquei hospedado próximo a área dos museus, chamada de Museumplein, onde ficam os belíssimos Van Gogh Museum, o Rijksmuseum, o museu do diamante e a casa de consertos Concertgebouw, uma das melhores acústicas do mundo. Nesta área também está o famoso letreiro “I Amsterdam” e no inverno é montada uma pista de patinação no gelo.
A aproximadamente dez minutos andando desta região está a Leidseplein, foi aqui que minha paixão pela cidade começou, não por causa da quantidade de bares, restaurantes e outras atrações do local, mas porque foi em Leidseplein que eu aproveitei muito dos meus dias em Amsterdam.
Definitivamente Amsterdam tornava-se umas das cidades que mais iria amar e que com certeza iria retornar, de fato aconteceu em outubro de 2010, minha segunda vez na Europa. Desta vez foi tudo muito mais tranqüilo, chegar ao aeroporto, pegar o trem, achar o hotel. Já não estava tão deslumbrado como da primeira vez, mas a empolgação em estar ali era enorme.
Fiquei dois dias, visitei alguns lugares que ainda não conhecia e retornei a outros apenas para recordar. Como é possível sentir-se tão bem e a vontade em um lugar tão longe e diferente da nossa cidade, da nossa casa? Não sei explicar, só sei que Amsterdam me deixa assim, feliz só pelo fato de estar ali.
Com certeza é uma das cidades que eu gostaria de viver, de fazer parte, de estar lá. Voltarei sempre que possível. Amsterdam é imperdível e com certeza um dos melhores e mais bonito lugar pra conhecer.
Galera, Holanda tem muito mais do que Amsterdam… Tem várias cidadezinhas que valem muito a pena conhecer também, muito típicas holandesas, como por exemplo Alkmaar, que todas sextas feiras pela manhã tem o mercado de queijo Gouda, muito legal, coisa bem típica mesmo, tem Delft, da onde surgiu as famosas porcelanas azuis… Já Den Haag e Roterdam sao cidades mais modernas, mas que também são muito legais e vale a pena conhecer…. enfim, só citei algumas, mas tem mta coisa legal pela Holanda…
Continuando…
Sem contar que os holandeses são muito receptivos com extrangeiros, quase todo mundo fala inglês…