RELATO BARCELONA
Cheguei a Barcelona dia 21 de outubro, por volta das 19 horas, vindo de Lisboa com um vôo da Tap. No aeroporto peguei um mapa na central de turismo, recebi ajuda para localizar o hostel que eu ficaria hospedado e já comprei um cartão de três dias para o metrô.
Na saída peguei o ônibus da linha do aeroporto que me levaria até a Plaça de Catalunya e então segui pelas Ramblas até meu destino, impressionado e fascinado com a diversidade dessa passarela de pessoas. Nos outros dias na cidade fui percebendo e comprovando que Barcelona é assim mesmo, uma cidade de contrastes e variedades, que observamos na modernidade dos prédios Torre Agbar e Hotel W – A Vela em sintonia com as amorfas obras nos prédios de Antoni Gaudí.
Como gosto muito de esportes, não poderia perder de conhecer o local onde foram realizadas as Olimpíadas de Barcelona de 1992, a primeira da qual tenho lembrança de ter acompanhado alguns esportes, especialmente o voleibol. O passeio em Mointjuic, onde foram realizados os jogos, é fantástico, o estádio olímpico, o Palau Sant Jordi, o museu olímpico entre outras atrações.
Está em Barcelona também uma das obras mais diferente que já vi e considerada a obra prima de Gaudí, a Sagrada Família, um templo católico que me lembra aqueles castelinhos de área, só que cheio de detalhes em cada pedacinho da construção.
Além de tudo isso Barcelona possui praias, não tão belas como as nossas, mas interessantes; o mercadão mais colorido que já vi e que vende algumas coisas bem esquisitas, como cabeça de bezerro (acho que era isso) e artistas de rua que estão por toda extensão das Ramblas, uma das áreas mais bacana da cidade.