RELATO DE VIAGEM – BELO HORIZONTE
Belo Horizonte é a capital de Minas Gerais e uma das cidades do estado que eu gostaria de conhecer já a algum tempo e em fevereiro de 2012 eu consegui visitar a cidade. Como o tempo que eu tinha disponível era curto, não foi possível conhecer todos os atrativos que a cidade possui, mas conseguir visitar alguns pontos interessantes e conhecer um pouco da cultura e do dia a dia da cidade.
Lendo um guia turístico que peguei no Aeroporto de Confins, minha primeira surpresa foi saber que Belo Horizonte foi fundada em 12 de dezembro de 1897 e tem apenas 114 anos. Por alguma razão eu achava que BH fosse mais velha, mas pelo contrário, é uma cidade jovem e que nasceu planejada, inspirada em outras cidades do mundo, como Washington DC.
Minha segunda descoberta da cidade foi perceber que não é uma cidade fácil de caminhar, os morros e ladeiras estão por todos os lados, o subir e descer das ruas exige um pouco das pernas e mesmo eu que tenho um preparo físico razoável acabei sofrendo em algumas dessas ruas.
Belo Horizonte possui diversos atrativos turísticos e a quantidade de turistas que a visita, aumenta ano após ano. É muita gente querendo conhecer os parques da cidade, as diversas praças com belos jardins, centro histórico, as obras arquitetônicas na Pampulha e, é claro, os inúmeros bares da cidade. Com uma programação cultural durante o ano todo, a cozinha mineira famosa, presença no cenário esportivo, uma cidade em constante crescimento e modernização, fica fácil agradar todo o tipo de turista.
Como um visitante totalmente despreparado na cidade, eu não tive problemas em conseguir as informações quando precisava delas. Fui e voltei do aeroporto de ônibus executivo e também andei de ônibus por toda a cidade facilmente, já caminhando eu me perdi um pouquinho, mas nada que fosse um problema. O transito é bastante movimentado e fiquei com a impressão de que dirigir pela cidade não seja tão simples. E o que é ótimo, a cidade também oferece wifi gratuito em diversos pontos e praças da cidade.
Dois dias visitando Belo Horizonte não foram suficientes para conhecer bem a cidade, visitar todos os pontos interessantes e conhecer melhor a cultura mineira, porém conseguir sentir um pouco esse clima e compreender melhor como é a vida de quem vive em BH. Com certeza eu indico a cidade para uma visita. Eu pretendo voltar.
FOTOS BELO HORIZONTE
– Clique aqui e veja o álbum de fotos de Belo Horizonte
LEIA TAMBÉM
– Belo Horizonte – Utilidades e Sugestões
– Instituto Inhotim – Utilidades e Sugestões
* Esta cidade faz parte do Projeto TCB – Todas as Capitais do Brasil. Clique aqui e saiba mais a respeito.