Relato de viagem de Praga – Dicas e informações
– Minha experiência conhecendo Praga na República Tcheca –
Praga foi a terceira cidade que visitei nesta viagem a Europa e também a primeira vez que estive na República Tcheca. Aos poucos fui percebendo que era uma cidade diferente de outras cidades europeias. Tanto pela arquitetura, quanto pela língua. Gostei bastante do estilo medieval de Praga e de lugares que parecem cenários de combates de cavaleiros ou de moradores de vilarejos de época.
Apesar de Praga receber bastante turistas, ela consegue preservar uma identidade própria. Eu gosto disso, pois é mais fácil reconhecer a cultura local. Enquanto visitava a cidade eu separei algumas dicas, sugestões e informações de Praga que vou contar neste post. Confira!
Chegando a Praga – Aeroporto Václav Havel
Cheguei a Praga pelo Aeroporto Ruzyne, localizado a aproximadamente 20km do centro. Fiz um voo de Milão com a companhia aérea Easyjet. No próprio aeroporto eu comprei o tíquete de transporte para 3 dias. O bilhete permite pegar o ônibus que te leva até a estação Zlicín e depois pegar o metrô até o centro da cidade.
Despesas
- Passagem Easyjet Milão-Praga = 25,00 euros
- Bagagem extra – compra antecipada = 11 euros
- Passe Transporte – 3 dias = 310 Coroas Checas = +/- 32 reais
Onde se hospedar em Praga
Eu fiquei hospedado com dois amigos no bairro Mové Mesto, em um quarto triplo do City Hotel Moran, rede Best Western. A localização era bem tranquila, não era central, mas em Praga eu achei tudo perto. A estação de metrô Karlovo Namesti e alguns bondes passavam a duas quadras do hotel. A Ponte Carlos (Karluv Most) ficava a uns 15/20 minutos de caminhada. Nos próximos posts vou contar os detalhes deste hotel e como eu consegui um ótimo custo-benefício.
Despesas
- Diárias em quarto triplo = 145,12 Reais
- Café da manhã = incluso
Pontos Turísticos de Praga – 7 atrações para visitar
Nos três dias que eu visitei a cidade, conheci vários pontos turísticos de Praga. Priorizei os lugares que me interessavam mais e fiz vários passeios pelas ruas. Selecionei sete atrações que visitei e que recomendo conhecer em Praga.
- Castelo de Praga – Situado a margem esquerda do rio Vltava, podemos avistar o castelo de toda a cidade praticamente. As torres que vemos de longe, na verdade é a Catedral de S. Vito. O castelo propriamente dito é todo o conjunto de edificações, que juntas somam uma área maior que 72 mil metros quadrados. O que eu mais gostei de visitar foram as salas com armaduras e armas medievais que ficam em exposição. Do castelo, a vista que temos de Praga também é muito bonita. Eu confesso que fiquei um pouco decepcionado porque não era o castelo que eu esperava, mas mesmo assim aproveitei bastante e recomendo a visita.
- Ponte Carlos – Karluv Most – A ponte que por séculos foi a única forma de ligação entre as margens do rio, hoje é passagem de milhares de turistas. Toda ornamentada de estátuas, foi construída no século XIV, pelo imperador Carlos IV. A ponte é uma passagem medieval daquelas que você vê nos filmes de época, mas hoje em dia no lugar de cavalos e cavaleiros, estão artistas e vendedores. Se quiser fazer aquela foto sem muita gente, tem que chegar bemmmm cedo.
- Orloj – Relógio Astronômico – Na Praça da Cidade Velha, este relógio é uma das atrações de Praga. Além de marcar as horas, ele também marca a posição do sol, da lua, das estrelas e os signos do zodíaco. O difícil é entender tudo isso, rs. De hora em hora tem um “showzinho” de bonequinho de madeira que saem do relógio. É bacaninha, bem rapidinho, mas nada que seja algo imperdível, apesar de ser considerado um super espetáculo da cidade.
- Praça da Cidade Velha e a Igreja Tyn – A Praça da Cidade Velha foi palco de muitos acontecimentos históricos de Praga. Hoje em dia é ponto de passagem de vários turistas que passeiam pela região para admirar os prédios antigos, as fachadas em Art Nouveau e as igrejas. A Igreja Tyn é a que chama mais atenção. As duas torres pretas ficam mais lindas iluminadas a noite. Imperdível!
- Torre de Pólvora – Prasná Brána – Um antigo portão de entrada para a Cidade Velha. Subindo a torre, dentro das guaritas do guardiões da cidade, você tem a vista de Praga com indicações do que está vendo. Há também uma exposição sobre às Torres de Praga. Eu curti bastante este local e é baratinho para entrar, apenas 75 Coroas Tchecas, menos de 8 Reais.
- Casa Dançante – Dancing House– Este prédio vale a pena conhecer pela particularidade dele ser “torto”. Sua construção foi inspirada nos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers. Deveria funcionar um centro cultural, mas hoje em dia é um prédio comercial mesmo.
- Museus de Praga – A cidade possui alguns museus famosos, como o Umeleckoprumyslové, de Arte Decorativa e o Národní Museum. No entanto foi um museu pequenininho que eu gostei muito, o Muzeum Miniatur. Aqui pra você ver alguma coisa, só com microscópio. O menor livro do mundo está aqui. É bem legal e baratinho, apenas 70KC, um pouco mais de 7 reais. É show!!
Passeio de barco
Um passeio de barco pelo rio Vltava é super bacana. Você vai vendo a cidade de outro anglo. As pontes que ligam os dois lados da cidade e os detalhes de suas construções Os prédios as margens do rio e alguns monumentos. É show!!
Fiz o passeio de barco com a empresa Prague Boats e optei pelo trajeto mais curto. O preço foi de 240KC, quase 25 Reais. Em breve farei um post contanto detalhes deste passeio de barco.
Sovenires de Praga
Você vai encontrar muitas lojas vendendo suvenires de Praga e da República Tcheca. Nem tudo é realmente original e tradicional do país, tem que ficar esperto pra não fazer a compra errada. Procure pelos cristais e pedras de granadas, pela porcelana azul, livros de arte ou, como eu, uma garrafa de bebida. O licor de ervas Becherovka é bem famoso, mas eu comprei uma garrafa de vodca com um ingrediente que é melhor eu não contar aqui. Há vários Absinto Shop espalhados pela cidade, entre em um pelo menos pra dar uma olhada, é bem interessante.
Álbum de fotos de Praga
- Fotos de viagem de Praga na Fanpage do Tip Trip no Facebook.
Este relato de viagem de Praga contou um pouco da minha experiência visitando a cidade. Fiz mais coisas durante a viagem que eu vou contar em outros posts, inclusive a história de uma moça tcheca bem assanhadinha, hehe. Aguarde que em breve mais aventuras em Praga. 🙂
Gostou deste relato de viagem de Praga? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Oi, Jr. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia Paulista
Olá Natalie!! Obrigado por escolher um post meu do Tip Trip. 😉