RELATO DE VIAGEM – PORTO ALEGRE
RELATO DE VIAGEM – PORTO ALEGRE
Em Julho viajei a Porto Alegre e imagino que vocês estejam se perguntando o porquê de eu ter demorado tanto para escrever este post, mas a verdade é que eu voltaria a cidade em setembro e deixei para fazer um só post juntando as duas viagens, porém a Cia Webjet cancelou o voo e eu acabei não retornando. Neste post vou contar um pouquinho como foi essa viagem em julho. O objetivo principal foi promover um encontro entre primos que moram em Curitiba e em diversas cidades do Rio Grande do Sul e aproveitar para explorar um pouco a cidade e descobrir alguns de seus segredos.
Eu e minha irmã chegamos numa quinta-feira de manhã com um clima horrível, céu fechado e bastante frio. A chuva não parou por dois dias e acabou estragando um pouco nossos planos de explorar a cidade, então aproveitamos a quinta e a sexta para curtir os primos e fazer parte da rotina deles e deixamos o final de semana para passear pela cidade.
No sábado começamos um passeio pelo Centro Histórico da cidade, já conhecíamos, então fomos apenas relembrando alguns pontos interessantes e que valem uma visita pra quem for visitar Porto Alegre pela primeira vez. Veja abaixo os pontos principais:
– Mercado Público, Chalé da Praça e o Paço Municipal;
– Memorial do Rio Grande do Sul, Museu de Arte, Museu da Comunicação Social e a Casa da Cultura Mário Quintana.
– Praça Matriz, Palácio Piratini, Catedral Metropolitana, Solar dos Câmara e Teatro São Pedro.
Depois seguimos para o Centro Cultural Usina do Gasômetro. Demos muita sorte porque tinha acabado de estrear a exposição “Viva Elis”, com vídeos, fotos, documentos diversos, entrevistas e muito mais; tudo sobre a cantora que pra quem não sabe nasceu em Porto Alegre.
Continuando o passeio, seguimos pela Av. Edivaldo Pereira Paiva e fomos contemplando a beleza do Lago Guaíba que é comumente chamado de Rio Guaíba, mas tecnicamente é um lago mesmo. Passamos pelo Anfiteatro Pôr do Sol e pelo estágio Beira Rio, casa do Internacional F.C. e fomos até a Fundação Iberê Camargo, belíssimo prédio projetado pelo arquiteto português Álvaro Siza, que abriga obras diversas de arte moderna e contemporânea.
A tarde já tinha acabado e era a hora perfeita para descontrair e fazer um lanche. Peguei uma dica de lugar com um colega e fomos a um café chamado Dometila Café. Chegando ao local fomos surpreendidos e recebidos de forma bastante inusitada, porém muito bacana, não vou contar aqui pra não quebrar a surpresa. O Café é super agradável e aconchegante, vale realmente a visita, falarei mais sobre ele em outro post dedicado apenas ao Café.
No domingo não tem como escapar de uma visita ao Parque Farroupilha, mais conhecido como Redenção e ponto de encontro da cidade. No sábado tem a feira Ecológica e domingo o Brique da Redenção, uma feira com artesanato, arte, antiguidades e manifestações gerais. Passamos também rapidamente pelo Parque Moinhos de Vento ou Parcão. A tardinha queríamos aproveitar o sol (que enfim apareceu) e fomos até a Praia de Ipanema. Não se assuste que não estou falando do Rio de Janeiro, Porto Alegre tem uma praia e ela também é chamada de Ipanema. Fica na zona sul da cidade no bairro de mesmo nome em homenagem a famosa praia carioca. É ideal para caminhar, andar de bike, praticar esportes náuticos, passear de barco pelo lago e é claro curtir o belíssimo pôr do sol da cidade. Dá para aproveitar também os bares e restaurantes do local.
Porto Alegre também possui uma diversificada e agitada noite. Os bares e restaurantes se concentram na região do bairro Moinhos de Vento, principalmente na famosa Calçada da Fama e nas ruas Fernando Gomes e Padre Chagas. O bairro Cidade Baixa também é bastante procurado, com um clima mais descontraído e alternativo. Ambos valem a pena para curtir e se divertir na noite gaúcha e com um detalhe, gente bonita aos montes.
E essa foi nossa breve visita a Porto Alegre. Com tempo bom ou ruim o importante foi aproveitar as coisas boas que a cidade possui e também curtir bons momentos em família. Recomendo uma visita a quem tem vontade de conhecer a cidade. Eu tenho certeza que voltarei logo a Porto Alegre, ainda há várias coisas pra fazer por lá.
DICAS ÚTEIS
– Linha Turismo: de terça a domingo, Tour Centro Histórico das 9h / 15:30 e Tour Zona Sul das 10:30h / 13:30.
Informações: 51 3289-0176
– Passeios de Barco: partem de três pontos
* No Cais da Usina do Gasômetro, os barcos Porto Alegre – 51 3211-7665, Noiva do Caí I e II – 51 3211-7662 e Caribe I – 51 3481- 3783
* No Portão Central do Cais do Porto, o barco Cisne Branco – 51 3224-5222
* Na Praia de Ipanema, o barco Travessia – 51 3249-1384
* Esta cidade faz parte do Projeto TCB – Todas as Capitais do Brasil. Clique aqui e saiba mais a respeito.