Rio de Janeiro: roteiro de final de semana
Rio de Janeiro: roteiro de final de semana
Não é segredo que o Rio de Janeiro é uma dos lugares que mais amo. Das cidades que eu conheço, a mais linda de todas. Gostaria muito de morar no Rio por uma temporada inteira. Enquanto este dia não chega, visitar o Rio de Janeiro de vez em quando é a saída. Estive na cidade começo de novembro para participar do 4º Encontro de Viajantes, organizado pelo Intrip. Fui convidado para ser um dos palestrantes e falar sobre o Curitiblogando, a rede de blogs de viagem aqui de Curitiba que eu criei junto com os blogueiros daqui. Aproveitei a participação no encontro de viajantes para fazer algumas passeios na cidade que eu queria muito e montei este roteiro do que fazer no Rio de Janeiro em um final de semana. Confira!!
Chegando na Sexta-feira
Chegando ao Rio de Janeiro logo pela manhã, por volta das 10h30, você pode :
Levar a bagagem para o local onde ficará hospedado ou ir direto para a Confeitaria Colombo, um clássico na cidade. Aproveite para almoçar, ou apenas fazer um lanche. O preços não são baratos, já estou avisando para você não se assustar com a conta, mas o local é lindão.
A tarde
Como eu estava viajando com meus amigos blogueiros, a tarde acabou cada um indo para um lado diferente na cidade. Então na sequência do seu passeio vou dar três sugestões que podem ser feitas:
- Um passeio marítimo com Rebocador Laurindo Pitta pela Baía de Guanabara;
- Explorar o centro histórico da cidade;
- Fazer uma caminhada pelo calçadão da praia de Copacabana.
Eu fui a praia em copa e se você for do tipo aventureiro, pode aproveitar para fazer alguns esportes. Eu fiz uma aula de SUP – Stand Up Paddle, aquelas pranchas enormes em que você fica de pé remando. Não tenho muita habilidade, ainda estou aprendendo, mas serve de motivo para voltar ao Rio e treinar um pouco mais. 😉
Após eu pegar umas ondas, ainda sobrou tempo para mais um passeio. Minhas amigas Mariana e Renata me esperavam tomando aquela gelada em um dos quiosques na praia. Cheguei pra fazer essas gurias entrar em movimento e partimos para um rolê de bicicleta até a Urca. Na cidade funciona o BikeRio, um sistema público que você pode retirar a bike em um ponto da cidade e devolver em outro. É muito bom e vou contar mais detalhes sobre este serviço no próximo Bike-Trip.
As bikes são bastante disputadas e não foi muito fácil achar três bicicletas disponíveis em uma mesma parada, mas quando conseguimos, pegamos a magrela e pedalamos até a Urca. Paramos bem embaixo do morro da Urca, onde fica o lindão Pão de Açúcar. Já era umas 18h30 e o objetivo não era passear de bondinho, mas reencontrar o pessoal e pegar o pôr do sol na frente do Bar Urca, local onde a galera se reúne para tomar aquela cervejinha no final do dia. Foi show!!
A noite
Lá pelas oito da noite voltamos para o apartamento que alugamos através dos serviços do House in Rio. Enquanto a galera tomava banho, descansava um pouco ou e se arrumavam, íamos discutindo o que fazer a noite. Alguns optaram por descansar, mas eu e alguns amigos mais animadinhos optamos em terminar o dia em um barzinho. Seguem mais três sugestões para a noite carioca:
- Curtir um (ou vários) barzinhos em Ipanema;
- Aproveitar alguma festa na Lapa ou nos bares nas ruas mesmo;
- Curtir uma noite de Jazz no The Maze
No sábado
Manhã
Você tá no Rio de Janeiro, então sai logo dessa cama para aproveitar a cidade. Que tal começar o dia fazendo um passeio por Santa Tereza? O encontro de viajantes começou no Bossa in Rio Hostel, que fica neste bairro e que também é um ótimo lugar para ficar hospedado.
Você pode aproveitar a manhã conhecendo o bairro de Santa Tereza e ficar para almoçar em um dos restaurantes da região. Desta vez almoçamos no Santa Arte, que aos sábados prepara uma deliciosa feijoada. Se preferir há outras opções no cardápio, como carnes e yakisoba. Pelo que me falaram, tudo muito saboroso também.
Tarde
Na parte da tarde, que tal curtir uma festa em um barco? Foi o que fizemos. A festa chama “Sunset Rio Boat Club” e é organizada pela Bem Brasil Rio. O barco sai da Marina da Glória e vai até o litoral de Niterói. Só posso dizer que foi muito divertido e os pontos altos do passeio são o visual do pôr do sol e o banho de mar.
Eu não me arrisquei no mergulho, preferi ficar curtindo o som do DJ tomando meu drink. Eu diria que a festa agrada mais aos solteiro, já que é uma boa oportunidade para paquerar e o barco vai cheio de gringos. Mas se for em casal vai se divertir também com certeza. O importante é relaxar e curtir. 😉
Noite
Não pode perder o pique! A noite de sábado é dia de festa. Seguem abaixo mais algumas dicas para curtir, como os locais dizem, uma night carioca:
- Fazer o esquenta nos barzinho em Ipanema ou Leblon e…
- Partir pra festa no Circo Voador na Lapa ou qualquer outro barzinho na região. As opções são imensas e quando bater aquela fome, tem uma porção de barraquinha vendendo desde espetinho a yakisoba;
- Ir contra tudo que representa o Rio de Janeiro como uma noite de samba ou funk e curtir uma milonga na cidade maravilhora.
No domingo
Manhã
No ritmo do funk, “tem que ter disposição”! Que tal acordar cedo e subir um dos morros no Rio de Janeiro? A trilha do morro Dois Irmãos estava na programação do encontro de viajantes e foi realizada com o pessoal da RioXtreme. A aventura ocupou toda a manhã de domingo e foi tão legal que eu vou contar os detalhes do passeio em um post exclusivo. Recomendo a subida, pois o visual é incrível!
Tarde
Na parte da tarde era hora de dar uma relaxada, afinal ninguém é de ferro e a esta altura o cansaço já estava batendo. Nada melhor que passar a tarde pegando uma praia, não é mesmo? Como estávamos voltando da morro Dois Irmãos, optamos por ficar no Leblon mesmo, mas também poderia ser Ipanema que é do lado. Alugamos uma cadeira e um guarda-sol e passamos a tarde relaxando nas areias da praia do Leblon.
Noite
Se ainda sobrar energia a dica para aproveitar a night de domingo é curtir um samba-pagode-forró na Casa Rosa, no bairro das Laranjeiras. Domingo a noite rola uma feijoada esperta ou um pão com linguiça do bom. Animação, agitação e paquera também não faltam. Um clássico da noite carioca. Pra fechar o final de semana com chave de outo. Aproveite!
Infelizmente acabou o final de semana e chegou a hora de voltar pra casa. Espero que estas sugestões do que fazer no Rio de Janeiro em um final de semana ajudem em sua próxima viagem. Não recomendei a visita ao Cristo Redentor, nem ao Pão de açúcar, porque já tinha visitado em outra viagem, mas se você ainda não conhece pode encaixar uma visita nestas atrações, porque mesmo que seja um clichê, não tem como não fazer estes dois passeios incríveis.
Fotos do Rio de Janeiro
– Clique aqui e veja o álbum completo com fotos do Rio de Janeiro em nossa fanpage do Facebook.
Vídeo do 4° Encontro de Viajantes Intrip
Projeto Todas as Capitais do Brasil
- – Esta cidade faz parte do Projeto TCB – Todas as Capitais do Brasil. Clique aqui e saiba mais a respeito.
Gostou deste Roteiro Rio de Janeiro? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
Procurando hospedagem no Rio de Janeiro? O Tip Trip é parceiro do Booking.com e você pode pesquisar e reservar qualquer hospedagem na cidade. Fazendo isso você ajuda o blog a monetizar e o blogueiro aqui agradece, pois assim é possível manter o blog sempre com novidades, atualizado e todo mundo sai ganhando!
Boas dicas da cidade maravilhosa Jr.!!! #Post show!! =:)
Valeu Dudu 🙂
Muito bom seu relato meu amigo..vou te falar, que até eu fiquei com vontade de visitar o Rio! Ufa…ahh ainda bem que eu já moro aqui..hahaha!
Voltem sempre!!!
Valeu Fabio!! Também queria poder fazer isso toda semana hehe, então aproveite!!
Pingback: Tip Trip Pôr do sol no Arpoador (ou quase isso) - Tip Trip
Pingback: Tip Trip Copa Hostel, hospedagem no Rio de Janeiro - Tip Trip