Roteiro Poty de bike em Curitiba
22° Roteiro de Bike – Projeto Bike-Trip
Amigões!!
O Bike-Trip está de volta e com muitas novidades. O período turbulento acabou e a vida entrou nos eixos novamente. Espero não ficar mais quatro meses e poucos sem pedalar, porque não foi fácil. De volta com a magrela os pedais por Curitiba também voltaram com tudo e pra começar eu fiz um passeio bem legal no final de semana. O Roteiro Poty fez parte da programação do Festival Italiano Mia Cara Curitiba e eu aproveitei a oportunidade pra pedalar e fazer um roteiros de bicicleta pra dividir com vocês. Veja como foi:
O Roteiro Poty
- – Ponto de partida: Teatro Guaíra;
- – Pedalando por: Região central de Curitiba, visitando os painéis criados pelo artista Poty Lazzarotto;
- – Ponto de chegada: Travessa Nestor de Castro
Números do Roteiro Poty
- – Distância: Aproximadamente 5km no total;
- – Tempo: Por volta de 2h, considerando as paradas para admirar os painéis aprender um pouco sobre o artista
- – Grau de dificuldade: Mamão com açúcar!! Passeio levíssimo pra família toda
Sobre o passeio
O Roteiro Poty foi uma das atividades do Festival Mia Cara Curitiba. Tinha a opção de faze-lo de ônibus ou de bicicleta. Lógico que aproveitei para tirar a magrela de casa e conhecer um pouco melhor sobre as obras do artista curitibano Poty Lazzarotto. O tour foi guiado pela especialista Daniela Pedroso, autora do livro Poty: Murais Curitibanos. Em cada uma das paradas ela explicava pra galera os significados dos murais, a data de criação, a maneira como foi feito e outras curiosidades. As vezes passamos em frente destas obras de arte e nem percebemos a história que ela conta ou pior ainda, nem percebemos que tem uma obra ali.
No roteiro de bike visitamos cinco obras de Poty:
- Teatro Guaíra – Foi o ponto de partida do roteiro. O mural é de 1969 , feito de cimento através de moldes de isopor e com relevo em uma mesma profundidade. As gravuras contam a história das artes cênicas e até Shakespeare foi homenageado.
- Hospital das Clínicas – A obra é o Bom Samaritano, datada de 1959. A pintura em azulejos mostram de forma linear e figurativa a parábola de São Lucas, o bom samaritano, padroeiro dos médicos e curandeiros.
- Palácio Iguaçu – No mesmo estilo da obra do Guaíra, este mural também é feito de concreto, porém os relevos estão em camadas, possuindo tamanhos diferentes de até cinco níveis. As figuras retratadas remetem a história do Paraná, como a gralha azul e o pinheiro.
- Praça do Homem Nú – De 1953, é o mural mais antigo de Poty Lazzarotto em Curitiba. De azulejo com pintura em azul, ele remete a histórias em quadrinhos, paixão do artista, e conta como foi a emancipação política do estado.
- Travessa Nestor de Castro – De 1996, esta obra é considerada o maior mural do Brasil e uma das obras mais completas do artista. Na pintura dos azulejos que retratam Curitiba é possível reconhecer vários símbolos da cidade, os desenhos remetem ao passado e ao futuro.
No total existem 43 obras de Poty espalhadas por Curitiba. Se o artista ainda estivesse vivo ele teria 90 anos, mas ele faleceu em maio de 1998. De presente ele nos deixou todas estas obras, patrimônio cultural da cidade e de seus habitantes. Infelizmente a prefeitura não tem cuidado direito e muitas delas precisam ser revitalizadas. Pelo que observei, o vandalismo também é um dos responsáveis pelo deterioramento dos murais. 🙁
ORoteiro Poty foi organizado apenas para esta edição do festival, mas como é fácil visitar as obras, quem perdeu este passeio pode fazer ele por conta própria mesmo. Este post está aqui para isso, ajudar os bikers da cidade. Eu recomendo fazer o roteiro Poty e apreciar os murais do artista espelhados pela cidade.
Álbum Bike-Trip
- Clique e veja o álbum dos passeios Bike-Trip na Fanpage no Facebook
Gostaram do roteiro Poty? Este foi o 22º post para o Projeto Bike-Trip. Estava meio ausente com os posts do projeto, mas agora estou me organizado para voltar a frequência das postagem e sempre que possível, vou trazer sugestões de roteiros pra fazer em diversas cidades diferentes. 😉
Participem deste post deixando um comentário aqui no blog, visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter. Aguardamos vocês. Valeu!
Sabia que o blog é parceiro do Booking.com? Você pode pesquisar e reservar qualquer hotel ou hostel de Curitiba acessando o site do Booking por aqui mesmo no Tip Trip. Fazendo isso você ajuda o blog a monetizar e o blogueiro aqui agradece, pois assim é possível manter o blog sempre com novidades e todo mundo sai ganhando!
Oi Caimi,
Que bom encontrar seu blog.
Desejo conhecer sua cidade em dezembro,será meu presente de aniversário!!
Pretendo ir dia 26/12 e voltar 30/12.Sou mineira!!
Vai sobrar dia 27,28e 29 ,100% livre.
Depois gostaria de lhe enviar por e-mail os lugares por onde quero passar,para que me diga quais são proximos e de onde começo.
Pretendo conhecer o mar aberto em Paranaguá e/ou Ilha do Mel, os parques tanguá ,tingui e barigui, a rua das flores,rua 24horas,opera de arame, jardim botanico e santa felicidade.
E ir para Paranaguá ou Morretes de trem,pretendo ver o mar aberto e nadar ,em Paranaguá ou Ilha do Mel,tanto faz.
E se der tempo,a torre da OI.
Grata,
Natália! : )
Oi Natália!! Acho que será um ótimo presente, tenho certeza que vai adorar Curitiba. Mande o email e eu vejo no que posso te ajudar pra montar seu roteirinho