Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis

Praia da Lagoinha do Leste | Foto: Shutterstock
Galera! Aproveitei o feriado de finados e viajei pra Floripa. Não tinha nenhum planos específico de viagem, apenas queria pegar um praia e ficar de boa. Infelizmente o clima não ajudou e o sol não apareceu. Já que não deu praia tinha que arranhar outras coisas pra fazer e uma delas foi conhecer o Projeto Tamar que possui uma unidade na Barra da Lagoa.
No domingo choveu a manhã toda, mas a tarde São Pedro tirou uma folga, então meu amigo e eu resolvemos pegar o carro e ir pro sul da ilha. A ideia inicial era apenas dar uma volta pelas praias de Armação e Pantano Sul, mas no fim acabamos fazendo a trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis. Veja os detalhes dessa aventura que eu não estava preparado pra fazer.
Trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis
A trilha
A trilha da Lagoinha do Leste fica no lado sul da ilha. Saindo da Lagoa da Conceição eu fui pela rodovia SC-406 em direção a Lagoa do Peri, Armação, Matadeiro e Pântano Sul. A entrada para a trilha fica em uma ruazinha que quase passa despercebida, a aproximadamente uns 300 metros antes de chegar a praia do Pântano Sul. O caminho da trilha é bem marcado, então não tem erro de se perder no caminho, porém se prepare para subidas e descidas e também para pisar em terreno acidentado e cheio de pedras.
Eu fiz a trilha partindo deste ponto, mas há outra opção de trilha pelo lado direito da praia do matadeiro que leva em torno de 3 horas pra chegar a Praia da Lagoinha e outra que sai da Praia do Pântano sul que leva em torno de 1 hora, mas que exige um pouco mais de preparo físico. Depois eu acabei lendo mais sobre estes trajetos alternativos e dizem que a trilha pela praia do Matadeiro é um caminho mais fácil, embora um pouco mais longo. Fica de opção para a próxima vez, pois tinha muitos morros e caminhos para explorar .
Preparação
Não sigam esse meu exemplo nunca quando forem fazer uma trilha. Eu fiz a trilha da Lagoinha do Leste completamente despreparado pra essa aventura. Como decidi fazer de última hora não tinha pesquisado nada sobre a trilha, não sabia se era uma caminhada fácil ou difícil, se era longa ou curta, qual era o tipo de terreno, não tinha levado água (falha mestre), nenhuma banana como de costume e ainda por cima estava usando chinelos. Fiz tudo o que não é recomendado fazer durante um trilha, por sorte foi tudo bem e a unica coisa que sofri foram dois tombos na lama. Dos males o menor.
O que rolou?
Rolou muito lama, escorregões, arranhões e suor. Também rolou uma praia lindona no final que valeu todo o esforço. Levei em torno de cinco horas pra fazer ida e volta pela trilha, pelo mesmo trajeto. Além da chuva que caiu antes e depois uma garoa durante a trilha, o fato de estar de chinelo deixou a atividade mais lenta, pois precisei ter um cuidado maior ao pisar na lama e nas pedras escorregadias. Apesar de não estar preparado para fazer a Trilha da Lagoinha do Leste, mesmo assim valeu muito a pena ter feito, pois o lugar é muito lindo e a praia é uma das mais preservadas de Florianópolis. Com certeza vou querer repetir o feito em um dia que o clima esteja melhor e mais quente, aí volto aqui pra contar como foi. 😉
Curtiu essa aventura na trilha da Lagoinha do Leste em Florianópolis? Fala o que você achou, comente aqui no post, curta e compartilha com os amigos. Acompanhem nossas redes sociais, para saber das novidades viksite nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram. Estamos também no Snapchat e Periscope, procure por Tip TripViagens.
Recadinho – Reserve sua hospedagem!
Você pode reservar qualquer hotel aqui no blog. O Tip Trip é parceiro do Booking.com que possui mais de 500 mil opções de hospedagem no Brasil e no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o blog. São mais de 580 opções de hospedagem em Florianópolis
Planeje sua viagem
Pingback: Tip Trip Viagens Trilha do Anhangava pertinho de Curitiba - Tip Trip Viagens