Trilha no Jalapão: Serra do Espírito Santo
Trilha no Jalapão: Serra do Espírito Santo
Uma das aventuras no Jalapão que eu vivi foi fazer uma trilha na Serra do Espírito Santo. A trilha não é das mais fáceis, ainda mais se a volta for feita durante a noite, mas o visual compensa qualquer esforço. Em uma visita pelo parque estadual, com certeza uma das atividades que eu recomendo é fazer esta trilha no Jalapão. Veja os detalhes de mais esta aventura Tip Trip!
Antes da trilha no Jalapão
Na noite anterior a trilha, eu e o pessoal do Adventure Bloggers, fomos orientados que seríamos acordados as 4:30h da manhã, tomaríamos um rápido café e pegaríamos a estrada rumo a Serra do Espírito Santo. O plano era chegar cedo, fazer a subida aos primeiros raios de sol e descer antes que fossemos castigados pelo calor intenso. Porém, imprevistos acontecem e assim que o caminhão pegou estrada um mola quebrou e tivemos que voltar. Mudança de planos, a subida ficou para a tarde, pegaríamos o pôr do sol e desceríamos a serra de noite acompanhados pela luz da lua.
Enquanto os rapazes da Korubo Safari consertavam o caminhão, o resto do dia ficou livre de atividades, ou cheio de oportunidades para explorar melhor o arredores do acampamento. Soube que tinha uma prainha e para chegar até lá uma outra trilha. Nada melhor que um aquecimento antes do grande desafio de subir a Serra do Espírito Santo. Fui lá fazer esta trilha, que é bem tranquilinha e chegando lá um banho de rio pra aliviar o calor.
A trilha da Serra do Espírito Santo
Chegamos a serra por volta das 16h, teríamos mais de uma hora pra fazer a subida e pegar o pôr do sol lá de cima. A subida não foi tão fácil como imaginei e eu que me considero com bom preparo físico, cansei um pouco na subida. Não faltou fôlego, mas as pernas foram castigadas. Aos poucos o pessoal foi se afastando e formando pequenos grupos, alguns mais rápidos, outros mais devagar e como ninguém tava disputando uma corrida, todo mundo foi aproveitando a aventura ao seu modo.
Dá pra dividir a trilha da Serra do Espírito Santo em duas partes: a primeira é a subida da serra, com um pouco menos de um quilômetro e a segunda é lá em cima, seguindo a trilha até chegar ao mirante, uma caminhada de 3km. Durante a subida eu e os amigos blogueiros Cris (Dentro do Mochilão) e Gleiber (Andarilhos do Mundo) ficamos na frente e chegamos primeiro ao topo. Enquanto esperávamos o pessoal, aproveitamos para fazer umas fotos em uma pedra que tinha apenas a imensidão de toda a serra só pra gente. Não tem como não ficar com cara de bobo diante de um visual destes. Simplesmente incrível.
Os colegas estavam demorando a chegar e para não perder o pôr do sol, nós três seguimos em um ritmo acelerado até o mirante da serra. Ouvindo apenas o barulho da própria respiração e das pisadas nos galhos secos, partimos ao encontro de mais uma das belas paisagens do Jalapão. Este trajeto é super tranquilo, todo plano e com o visual do cerrado para ir admirando. Não tem como não gostar e não curtir. Conexão total com a natureza.
Chegando ao mirante soltamos aqueles montes de interjeições: ah!, oh!, uau!, caraca! caramba! putz! e por aí vai. O visual é fantástico, podemos ver a serra, o horizonte, o cerrado, a erosão que criou as dunas do Jalapão e muito mais. Sensação de que toda a subida e a caminhada valeu a pena. Logo depois foi chegando o resto do pessoal e juntos curtimos o finalzinho do pôr do sol na Serra do Espírito Santo.
A descida da Serra
Na volta já estava escuro e a trilha foi toda feita a noite. A luz da lua e das lanternas iluminavam o caminho. Atenção redobrada para evitar acidentes e o resto é curtir o momento. Apesar do cansaço e da fome, a sensação de bem-estar era ótima. Difícil explicar exatamente o que sentia, provavelmente algo relacionado a alegria. Aos poucos o pessoal foi chegando lá embaixo e era perceptível a satisfação de todos. Cada qual realizado por ter vivido mais uma aventura e felizes com a trilha no Jalapão na Serra do Espírito Santo.
Este post faz parte da série Jalapão Aventura. Nos próximos post vou falar sobre canoagem no Rio Novo, cachoeiras e outras dicas deste parque incrível. Continue acompanhado a série aqui no blog.
Gostou desta aventura na trilha no Jalapão? Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post, ou visite nossa Fanpage no Facebook, e/ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter.
A viagem ao Jalapão foi convite dos organizadores do Adventure Bloggers e agência Korubo. No entanto, como sempre, a opinião e relatos são todos pessoais e imparciais.
Esse pessoal do pelotão de elite, viu? Chegaram primeiro. rs. Esse dia foi incrível, apenas lamentei não ter chegado no mirante com um pouco mais de sol, mas o visual é fantástico mesmo. Abraços.
Valeu Fabio!!!!
Pingback: Tip Trip Viagens Trilha do Anhangava pertinho de Curitiba - Tip Trip Viagens