VATICANO E A BASÍLICA DE SÃO PEDRO
Vaticano e a Basílica de São Pedro – Série Itália
Vaticano – Atualmente tema de notícias em todos os jornais devido a renuncia do Papa Bento XVI e da escolha de seu sucessor, também é o tema do nosso próximo relato de viagem. Neste post daremos continuidade a Série Itália, contando como foi nossa visita ao Vaticano e principalmente como foi subir na cúpula da Basílica de São Pedro. Confira!
Eu e meus amigos reservamos a manhã e um pedaço da tarde para conhecer o Vaticano. O céu azul e os raios de sol iluminando a Praça e a Basílica de São Pedro deixaram o local ainda mais bonito. Caminhamos pela praça, admirando o local e lembrando fatos históricos que ali ocorreram. A quantidade de gente andando pra lá e pra cá era enorme e a fila para entrar na Igreja dava a volta em toda a praça. Enquanto eu esperava na fila, meus amigos foram enviar uns postais do Vaticano para os familiares. Depois de meia hora conseguimos entrar na Igreja mais famosa do mundo. Que linda!
Basílica de São Pedro
Em Italiano Basilica di San Pietro. Templo sagrado do cristianismo, imponente, gigante e belíssimo. Maior construção do Vaticano e adornada com obras de Rafael, Bernini e Michelangelo. A famosa Pietá, esculpida em mármore e conhecida no mundo tudo, está na primeira capela à direita e é a única obra que traz a assinatura de Michelangelo, na fita que está no peito da Virgem Maria. A basílica toda é realmente linda e impressionante, cheia de obras, afrescos e curiosidades que farão você perder muito tempo admirando. Aproveite também para visitar o Museu Histórico e Artístico do Tesouro de São Pedro, situado ao lado esquerdo, possui objetos usados nas cerimônias religiosas ao longo dos séculos entre outras obras e é claro não deixe de subir na cúpula.
Cúpula da Basílica de São Pedro
Continuando o passeio, queria muito subir na cúpula da basílica, pois eu sabia que teria uma vista fantástica do Vaticano e de Roma. O que eu não sabia era que para isso eu precisaria subir 520 degraus, em um espaço pequeno, inclinado e claustrofóbico. Como opção é possível pegar um elevador e economizar 200 degraus. Não é muito, mas já faz diferença. É demorado e você fica preso lá dentro, então quem tem algum problema em ficar em lugares fechados assim, realmente não aconselho subir. Chegando ao topo ainda é preciso disputar espaço com os outros visitantes. Você deve estar pensando, mas que coisa chata e sofrida e eu concordo contigo. É chato ter que esperar e ficar espremido, mas a vista é linda, única e realmente fantástica. Apesar das dificuldades vale a pena.
Despesas de Viagem
Museu Histórico e Artístico do Tesouro de São Pedro: Entrada 7,00 euros + áudio guia 3,00 (opcional);
Elevador para subir na cúpula: 7,00 euros.
Álbum de Foto
Clique aqui e veja o álbum de fotos do Vaticano em nossa Fanpage no Facebook.
Vídeo
Clique aqui e veja o vídeo “Topo da cúpula da Basílica de São Pedro” que postamos no Canal TipTrip no blog ou Clique aqui e veja diretamente no You Tube.
Este foi o terceiro post da Série Itália que é uma série que criarmos para fazer os relatos de viagem e dar as dicas das cidades que visitamos na Itália no mês de janeiro de 2013. Já falamos um pouquinho de Roma e ainda vamos falar de Verona, Veneza, Florença, Pisa e Nápoles. Acompanhem conosco a continuação desta série.