VIAJANDO DE TREM PELA EUROPA
Na segunda vez que estive na Europa decidi que viajaria de trem ao invés de viajar só de avião como fiz na primeira vez. Foi a decisão mais acertada que tomei, pude aproveitar melhor meu tempo de viagem e observar a geografia do velho continente.
Viajei de trem por Amsterdam, Antuérpia, Bruxelas, Charleroi, Marselha (também iria a Nice, mas perdi o trem), Cidade do Porto e Lisboa. Comprei os bilhetes todos no Brasil (veja como aqui) e quando precisei foi só usá-los, simples assim.
Em alguns trechos que irá viajar é preciso validar o bilhete antes e fazer a reserva, pois os acentos são marcados, já em outros basta procurar a plataforma, embarcar e curtir a viagem.
As vantagens nesse transporte são inúmeras, como por exemplo, não precisar chegar horas antes para fazer o check in, provavelmente haverá uma estação no centro da cidade com ligações ao metrô, geralmente é mais confortável que os acentos de aviões, dificilmente atrasam ou param de funcionar por causa do tempo, enfim, entre outras vantagens.
Não tenho dúvidas que é uma ótima opção de viajar pela Europa, de cruzar as fronteiras de cidades e países de uma forma agradável, segura e rápida. Totalmente recomendável.