Viajar ou comprar apartamento?
Hoje vou dar um tempinho nos posts sobre Orlando e a série Orlando Aventura para falar sobre outro assunto que tem me assombrado muito ultimamente e que muita gente também já deve ter passado por uma situação parecida. Como já diz o título, meu dilema é: viajar ou comprar apartamento? Eis a questão.
Outro dia a Anna Martinelli do blog Finestrino escreveu sobre isso no post Viajar ou Morar Sozinha e a essência da situação é bastante parecida. Ou compramos um apartamento e não viajamos por um bom tempo ou seguimos viajando e sabe lá Deus quando será possível deixar de pagar aluguel. Os fatores a considerar são vários e cada um decide o que for melhor pra si próprio. Talvez o que for menos pior.
Uma viagem custa caro. Morar sozinho custa caro. A pergunta é o que é mais importante pra você? O que você quer mais? Viajar pra mim é mais que um estilo de vida. Não é apenas sair de férias, sair passear, ou algo assim. Quando viajo eu me sinto mais vivo, mais feliz. Sinto que minha vida não está passando em branco. Então eu me pergunto, como deixar tudo isso de lado e entrar em uma dívida só pra comprar a casa que provavelmente eu vá viver o resto da minha vida?
Desde o ano passado tenho pensado muito sobre isso. Já quase fechei um negócio, mas hoje estou aliviado que não deu certo. Não era o momento. Final de dezembro eu decidi que não iria comprar nada até final deste ano quando tivesse certeza do que queria. Enquanto espero, vou pesquisando apartamentos e possíveis viagens.
Por enquanto na disputa entre viajar ou comprar apartamento quem tem a vantagem é a viagem. Tenho planejado morar um período em outro país ou quem sabe até uma viagem de volta ao mundo, mas ainda assim, ao mesmo tempo que estou planejando viagens, praticamente todos os dias eu penso sobre comprar um imóvel. Que tormento isso!!
E o dilema continua:
- – Será que fico um período morando fora? Talvez um ou dois anos? Reservo todos meus recursos pra isso? Ahh… Estou considerando que provavelmente eu voltaria sem emprego, sem dinheiro e sem ter onde morar. No entanto teria realizado um sonho antigo, vivido um grande aventura e começaria uma vida nova quando retornasse. Qual o problema em começar de novo?
- – Ou poderia dar entrada em um apartamento. Faria um financiamento de muitos anos. Empenharia mais uma grana pra mobiliar, mas teria minha casa própria. Sonho de todo brasileiro (será mesmo?). Teria meu cantinho e a segurança de ter onde morar. Também manteria meu emprego a salvo. E no final teria que empenhar todas as viagem pelos próximos cinco anos no mínimo. 🙁
Decisão difícil. Enquanto eu tiver tempo vou deixando assim. Continuarei pesquisando viagens, pesquisando apartamentos e vou deixar pra decidir tudo depois da copa do mundo. No segundo semestre eu conto qual foi minha decisão. No fundo eu confesso que estou torcendo pra que a novidade seja sobre uma casa nova, mas não aqui no Brasil. Quem sabe na Itália. 😉
Gostou deste post sobre viajar ou comprar apartamento? Acompanhem nossas redes sociais e interaja com o blog deixando um comentário aqui no post. Para saber das novidades curta nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram. Estamos também no Snapchat e Periscope, procure por Tip Trip Viagens
Planeje sua viagem
- Pesquise e compre aqui passagens aéreas com a TAM
- Alugue aqui um carro para sua viagemn
- Faça aqui o seu seguro viagem e viaje tranquilo
- Pesquise e compre aqui sua passagem de trem na Europa
- Reserve e compre ingressos antecipado das principais atrações turísticas
- Pesquise e reserve seu hotel aqui
Oi Jr, você deve ter visto no meu instagram que eu comprei um apartamento. Fiquei 8 anos morando de aluguel sozinha em Santos. Tava pensando em largar tudo e viajar pelo mundo, morar em outros países ou comprar só um quarto/sala para ter onde ficar quando estivesse pelo Brasil. Pensei também em mudar de cidade, tava meio incomodada no trabalho e apareceram oportunidades em outras gerencias em outra cidade. Por fim, as coisas se acalmaram, eu vi que era eu que estava agitada e resolvi me “assentar”. Achei um apê com a planta e a localização dos sonhos. Mas para isso ia ter que me endividar por muitos anos. Fiz muitos cálculos e um deles era não comprometer as férias. Eu continuaria viajando nos meus 30 dias de férias. Podia ser que tivesse que abdicar de alguns feriados, mas as férias são sagradas. Pensei, pensei, pensei, não dormi direito por várias noites de tanto pensar e comprei. Fiquei mais várias noites sem pensar só pensando como pagar, mobiliar, pagar taxas… Alguns colegas disseram, você paga rápido: usa toda grana extra para abater o financiamento. Apesar de chorar ao pagar tantos juros, estou preferindo manter a minha sanidade viajando do que encurtar o prazo do financiamento, vou deixar o FGTS dar conta disso. Parei um pouco de viajar no ano passado por causa da data incerta da entrega do apê e também pelo final do mestrado, mas as férias estão ali me aguardando. 😉 Posso te dizer que estou super feliz com o meu apartamento. É uma sensação muito boa poder deixar tudo do jeito que eu quero e todo dia quando abro a porta para entrar me sinto muito feliz e realmente em casa. No apê alugado várias coisas me incomodavam, mas eu sempre pensava: não vale a pena mexer porque não é meu. Agora vale. Ele está ficando com a minha cara e com a cara das minhas viagens, passadas e futuras, rsrs… Quando chegar a hora certa, você vai decidir. Pelo jeito, ainda não chegou. Vai viajando, mas guarda um troquinho para esta outra realização, na proporção que te convém. Beijos e quando quiser, vem me visitar em Santos!! Beijão (este comentário foi quase um post de tão grande, rs)
Oi Carol… Eu vi sim tuas postagens sobre o ap novo, fiquei feliz que conquistou este objetivo e agora mais ainda por tem compartilhado tudo o que você passou enquanto decidia o que era melhor. Como você mesmo disse, é preciso pensar muito, fazer muitas contas e planejamento, mas com um pouco de organização acho que realmente é possível dar conta de tudo e seguir viajando. Me aguarde que assim que possível vou te visitar… Beijo grande 🙂
Nossa Jr, estou passando pelo mesmo dilema que o seu… e para piorar trabalho em uma agência de turismo, então pensa ver todo dia uma viagem diferente uma promoção e não comprar… masss tem o lado de ter seu canto, sua privacidade, enfim… espero que essa dúvida cruel passe logo, e o que for melhor aconteça (:
Espero que sim, pra mim e pra você Cleu 😉 hehe obrigado pela visita abx
Fala JR.
Cara, to na mesma. Compro ? Viajo Mais ?
Estou ainda com 25 anos mas mesmo assim isso me atormenta, não tão forte quanto em você mas atormenta. Ano que vem acabo a faculdade e estava pensando em deixar o ano que vem, que vai ser o TCC pra não viajar e guardar a grana para dar entrada em um AP. Mais ai, só de imaginar minha vida mais “Estática” já me da uma certa agonia.
Será que espero mais ? Será que compro um carro(vendi o meu para viajar mais)? Será ?
Na realidade eu tenho mais roteiros do que dúvidas, essa é a realidade.
Acredito que nunca iremos descobrir quando é o tempo certo, se é que tem o tempo certo.
Só posso falar meu Irmão Blogueiro…. #TamoJunto
Beleza Mauro. É situação difícil né? Ao mesmo tempo que queremos viajar mais, sabemos que temos que pensar no futuro e ter uma segurança e tal. Você ainda é um guri hehe, tens tempo pra se programar e tal. Eu já passei dos 30, então o tormento é maior mesmo… O comentário da Carol acima foi bacana, não comprometer as férias já uma grande coisa. O jeito é pensar muito, planejar e trabalhar muito pra fazer conseguir os dois 😉 Abraço
oi Jr!
Acho que estou meio atrasada no post… maaas, gostaria de saber o que decidiu…
Tenho 1 semana pra tomar essa decisão.. então imagina como estou..
Parabéns pelo texto! Realmente muito bacana!
Oi Carol. É uma decisão difícil né. Ainda não comprei o ap, mas estou muito inclinado a fazer essa compra até o final do ano. Estou avaliando as opções do mercado e tudo mais. O que eu considerei bastante, é que seria difícil ficar um período grande viajando, então eu meio que coloquei uma condição na compra do ap, a de que eu não comprometa minhas férias para fazer a compra. Que o valor que eu pague, eu possa pelo menos viajar nas férias e fazer mais algumas viagens de final de semana. Dessa forma eu não vou empenhar todo meu dinheiro e salário no ap e dessa forma vou poder continuar a fazer minhas viagens.
Cortei a leitura no meio para dar minha resposta: VIAJAR.
Viajando você melhora sua cultura e conhecimentos, o que pode lhe propiciar melhores chances financeiras, inclusive a possibilidade de morar fora do Brasil, que pode lhe ser muito útil no plano da compra do apertamento (de preferência lá fora).
Valeu Augusto! Obrigado pelas dicas e pela visita. 🙂