Visitando o metrô de São Paulo e o Centro de Controle Operacional
Em minha última viagem à São Paulo eu participei do ExploraSampa e uma das atividades programadas foi a visita ao Centro de Controle do Metrô de São Paulo. A ideia era conhecer os bastidores de tudo que envolve a funcionalidade do metrô de uma grande cidade. Achei o tour muito bem diferente e muito interessante. Tinha uma ideia errada do metrô e a visita fui bastante curiosa. Por ter gostado tanto que revolvi fazer este e contar detalhes do tour pelo metrô de São Paulo.
Visitando o metrô de São Paulo e o Centro de Controle Operacional
Primeira etapa – Centro de Controle
O tour guiado começou com a visita ao Centro de Controle Operacional do Metrô. Fomos para uma sala e através de paredes de vidro podemos observar o ambiente de trabalho dos controladores do metrô de São Paulo. Através dos telões, monitores e mesa de controle podemos observar tudo que está acontecendo com todos os trens, com as estações e também com as pessoas que utilizem o serviço. Nossa guia foi explicando como tudo funcionava e o que representava cada gráfico que aparecia no monitor. É mais complexo do que parece, mas é tudo automatizado. Inclusive até o maquinista do metrô não é necessário, mas os trens não viajam sozinhos. Em caso de precisar passar para o manual, tem uma pessoa ali.
Também é na central de controle que é feito o monitoramento de todas as estações do metrô de São Paulo. Todo que acontece nas estações aparecem nas câmeras de segurança. Através delas é possível identificar roubos, problemas nas área de embarque e desembarque, evitar quedas nos trilhos, socorrer alguém que passou mal e até evitar suicídio. Pois é, eu nunca imaginei, mas tem muita gente que tenta se matar nas estações de metrô e é graças a esse controle e monitoramento que muitos desses problemas são evitados.

Monitores das câmeras do metro de São Paulo
Aa foto abaixo representa um linha do metrô de São Paulo com todos os gráficos do que estava acontecendo naquele momento. Cada retângulo dentro da linha azul é um vagão do metrô. As cores mudam de acordo com a posição do vagão, se está em movimento ou parado e assim por diante. As conexões entre as linhas são área de escape ou manobra e as demais marcações representam alguma coisa que acontece naquele instante. Todos estes detalhes são explicados durante o tour. Para minha surpresa os números são incríveis. Tinha a impressão de que o serviço era mais problemático, mas na verdade o metrô de São Paulo opera com um índice menor do que 1% de problemas. São muitos viagens diárias, muitos portas que abrem e fecham e realmente poucos imprevistos referente a operação do metrô.
Passeio dentro da cabine
Uma das partes mais legais do tour foi andar dentro da cabine junto com o operador no metrô. Foi rapidinho, mais ou menos duas estações por pessoa, mas foi o suficiente pra ver como é o funcionamento dentro do metrô. Apesar de ser tudo automático, como por exemplo a abertura e fechamento das portas, a pessoa está ali e é responsável por aquele vagão. Inclusive é ela quem libera os áudios com informações que escutamos durante a viagem de metrô. Infelizmente não é permitido tirar foto lá de dentro, vou deixar todo mundo curioso pra saber como é. Terão que fazer a visita pra saber, hehe. 😛
Tours disponíveis do Metrô de São Paulo
São várias as opções de visitas do metrô de São Paulo e o passeio vai ser de acordo com a área que você escolher. Entre algumas das opções disponíveis para conhecer temos:
- Pátio de Manutenção;
- Estações;
- Salas Técnicas;
- Centro de Controle Operacional – CCO
- Obras.
As visitas precisam ser pré-agendadas, são monitoradas e ocorrem de segunda a sábado com horário pre estabelecido, pois dependendo da área a ser visitada, há horários específicos para visitação.
Veja mais detalhes dos tours no site do Metrô: www.metro.sp.gov.br/metro/programa-visitas
Este foi mais um post da mini série Explorando Sampa: Visitando o metrô de São Paulo. Ainda vem mais dicas de Sampa aqui no blog. Aguardem e acompanhem o Tip Trip que muitas novidades serão postadas aqui e nas redes sociais. Interaja com o blog deixando um comentário aqui no post. Para saber das novidades curta nossa Fanpage no Facebook, ou ainda se preferir, siga nosso perfil no twitter e veja nossas fotos no Instagram.
Veja outros posts Explorando Sampa
Planeje sua viagem
- Pesquise e compre aqui passagens aéreas com a TAM
- Alugue aqui um carro para sua viagem
- Faça aqui o seu seguro viagem e viaje tranquilo
- Pesquise e reserve seu hotel aqui
Patrocínio: SealBag
Apoiadores e parceiros: SPTuris, Beats Hostel, Escambo Hostel, Metrô de SP, Terra da Garoa, Sabiar, Turismo na História, PubCrawl SP, Casa de Pedra, Como Assim?!…, Chokolateria, O’azulejo, Finestrino, Amora Minijardins, Innovare Virtual, Identidade SP, Centro Cultural São Paulo, São Paulo Tudo de Bom
Esse passeio realmente foi um ponto alto do 1º ExploraSampa Weekend. <3
Fico feliz de saber que curtiu também.
Parabéns pelo post, arrasou! 🙂